O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 15 de agosto o recebimento de propostas dos estados e do Distrito Federal para a oferta de cursos técnicos por meio do Programa de Formação Inicial de Profissionais da Educação Básica (Profuncionário).
A capacitação é direcionada à formação de profissionais da educação básica que atuam nas redes de ensino públicas e contempla a oferta de cursos técnicos de nível médio, na modalidade a distância (EaD), de secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar.
O Profuncionário será executado por meio da Bolsa-Formação, iniciativa que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e tem investimento de R$ 21 milhões. No total, serão ofertadas cerca de 3.500 vagas gratuitas para os profissionais, os quais serão certificados ao final do curso.
Profuncionário – O programa foi retomado em maio deste ano, com a publicação da Portaria nº 395/2025, e tem como objetivo a formação técnica, a profissionalização e a valorização dos trabalhadores da educação básica pública. Além disso, a iniciativa tem como meta melhorar a qualidade dos serviços prestados nas escolas públicas por meio do aperfeiçoamento técnico dos profissionais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte: Ministério da Educação