Para auxiliar os estudantes na inscrição para a edição do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ministério da Educação (MEC) elaborou um passo a passo indicando as principais etapas e os documentos necessários. Aberta desde segunda-feira, 30 de junho, a inscrição é completamente gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na URL: https://acessounico.mec.gov.br/. Os estudantes devem se certificar sobre o endereço oficial, para evitar cair em possíveis fraudes e golpes.
A classificação dos inscritos é feita com base nas notas obtidas por eles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esse processo seletivo do Prouni, são válidas as edições do Enem de 2023 e/ou 2024. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 4 de julho. O Prouni oferece bolsas integrais (100%), pelas quais o estudante não precisa pagar nada; e parciais (50%), em que é garantida metade do valor da mensalidade dos cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
Nesta edição, o MEC oferta mais de 211 mil bolsas. Desse total, mais de 118 mil são integrais (sem custo) e mais de 93 mil parciais (metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. Todas elas podem ser consultadas no Portal de Acesso Único.
- Leia mais: Prouni 2/2025: aberta consulta de bolsas
Inscrição – Confira o passo a passo para realizar a inscrição:
1º passo: acessar o site prounialuno.mec.gov.br e fazer login com o perfil Gov.br.
- .
2º passo: informar seus dados, perfil socioeconômico e grupo familiar.
- .
- .
- .
3º passo: selecionar a primeira e a segunda opção de cursos pretendidos. Para isso, é possível filtrar as vagas por curso, instituição e município.
- .
4º passo: clicar em “Ficha de Inscrição” e conferir todas as informações.
- .
Documentos – Os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
É preciso apresentar documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, bem como os comprovantes de residência; de ensino médio; de rendimentos; de professor da educação básica, quando for o caso; de separação, divórcio ou óbito dos pais; e de deficiência, quando for o caso.
Resultado – O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 7 de julho e o prazo para apresentar as documentações necessárias às universidades e faculdades vai até o dia 18 de julho. O resultado da segunda chamada será divulgado em 28 de julho e o período para comprovação das informações vai até o dia 11 de agosto.
Confira o cronograma completo:
- .
Prouni 20 anos – Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Em 2025, o Prouni comemora 20 anos de existência, com mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados desde 2005 até a 1ª edição de 2025.
Nestas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação