Queda nos preços dos ovos em julho reduz poder de compra dos avicultores paulistas

Poder de compra do avicultor paulista é impactado

O poder de compra dos avicultores de postura em São Paulo recuou significativamente em julho, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A principal causa foi a queda mais acentuada nos preços dos ovos em relação aos custos com os principais insumos utilizados na atividade, como o milho e o farelo de soja.

Demanda enfraquecida pressiona cotações

De acordo com os pesquisadores do Cepea, o recuo nos preços está diretamente ligado à menor demanda pela proteína, comportamento típico do período de férias escolares. Essa retração no consumo intensificou a pressão sobre as cotações ao longo do mês.

Preços dos ovos brancos e vermelhos registram queda expressiva

Em Bastos (SP), principal polo produtor de ovos do país, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra, na modalidade a retirar (FOB), foi de R$ 149,48 em julho (até o dia 30), representando uma queda de 9,1% em relação ao mês anterior.

Já os ovos vermelhos apresentaram uma desvalorização ainda mais acentuada: a média registrada foi de R$ 165,76 por caixa, queda de 10,3% na comparação com junho.

Cenário desfavorável para o produtor

Com a combinação de preços em queda e custos de produção ainda elevados, o cenário atual impõe desafios à rentabilidade dos avicultores de postura paulistas, que veem seu poder de compra frente aos insumos mais limitado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio