Queima controlada será suspensa em Mato Grosso do Sul

Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

A decisão parte do avanço da estiagem no Estado, especialmente nos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul.

Em breve, o Governo de Mato Grosso do Sul publicará uma portaria suspendendo a queima controlada no Estado. A decisão foi reforçada nesta terça-feira (22), durante a 20ª Reunião Ordinária do CICOE (Centro Integrado de Coordenação Estadual), realizada na sala de crise da Polícia Militar, no Parque dos Poderes.

A ação é uma medida preventiva diante do agravamento das condições climáticas, comuns nessa época do ano. A queima controlada é uma técnica utilizada em atividades agropastoris ou florestais e consiste no uso planejado e autorizado do fogo em áreas específicas, visando prevenir incêndios florestais e controlar a biomassa acumulada.

Toda a ação é acompanhada por técnicos dentro de limites predefinidos e visa reduzir o risco de incêndios acidentais ou criminosos.

Estiagem em MS

A decisão parte do avanço da estiagem no Estado, especialmente nos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul. As projeções do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indicam um trimestre ainda mais quente e seco entre agosto e outubro.

O acumulado de chuvas previsto para o trimestre de agosto a outubro, segundo séries históricas de 30 anos, será baixo. As estimativas apontam:

  • De 200 a 300 mm na maior parte do Estado;
  • De 150 a 200 mm nas regiões noroeste e nordeste;
  • De 300 a 500 mm apenas na faixa extremo-sul.