21.7 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioTião PradoReflexão acerca do futebol em nosso País

Reflexão acerca do futebol em nosso País

Por: Tião Prado

A não conquista do Campeonato Mundial Interclubes pelo Palmeiras não deveria ser motivo de piadas por parte das pessoas que amam o futebol, isso porque, essa partida veio mostrar mais uma vez que o nosso futebol passa pelo pior momento nos últimos 15 anos.

Nossos clubes, por ordem de importância, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Atlético MG, São Paulo e Corinthians,  há tempos apresentam um futebol medíocre e muito ruim, seja na parte técnica, sem um esquema certo de jogo ou com jogadores que servem para disputar os estaduais e no máximo, o nacional.

Você deve então estar se perguntando: Como os clubes estão ruins, sendo que nas últimas 4 disputas de Copa Libertadores os nossos clubes ganharam 3 campeonatos.

Para você ver que não é só no Brasil que o futebol está vivendo um mal momento. Ganha-se a Libertadores e quando vai para a disputa do mundial de clubes, que não é levado muito a sério pelos clubes europeus, o clube Sul-Americano acaba perdendo o jogo e não apresentando um bom futebol. Foi assim com o Grêmio, Flamengo e agora com o Palmeiras.

E isso é ruim, pois a cada dia o nosso tão sofrido futebol brasileiro sofre com os problemas nos calendários, seja da CBF ou das Federações Estaduais, que não abre mão dos campeonatos regionais  e os clubes acabam jogando a cada três ou no máximo, quatro dias e isso é muito prejudicial aos jogadores que passam a sentir uma fadiga física e os seus treinadores não consegue colocar em prática os seus esquemas de jogo, pois não tem tempo para realizar os treinamentos, sendo que se o fizesse estaria colocando em risco a saúde do seu elenco de profissionais.

Ir para as redes sociais tirar um ‘sarrinho’ do seu amigo ou amiga Palmeirense que vai continuar sem comemorar o seu titulo mundial; do São-paulino, que vai continuar sem conquistar a Copa do Brasil e assim por diante, é fácil e até ‘gostoso’ para alguns, mas o triste é ver o futuro craque de seu time, com 18, 19 e até com 20 anos, sendo vendido para times sem expressão do exterior, sendo que muitos ficam uma ou duas temporadas por lá e acabam voltando para jogar nos times concorrentes do seu.

Os dirigentes fazem isso para pagar salários e despesas do dia a dia dos clubes, pois falta gestão, e a partir daí os torcedores vão perdendo identidades com os ‘craques’ de seu clube do coração.

Para você, que chegou até aqui na sua leitura deste texto, essa reclamação não é de hoje. Isso eu já ouvia no inicio da década de 80, quando São Paulo, Inter, Grêmio, Corinthians, Flamengo ganharam muitos títulos neste período, tanto os estaduais, quanto os brasileiros e até mundial de clubes.

A palavra chave é gestão. O Tigres tem um técnico brasileiro, que foi um jogador sem muita expressão, mas que está no comando do clube a 10 anos. O Bayer tem em seu elenco jogadores que são a base da seleção da Alemanha e outros que são titulares nas seleções e de seu País, ou seja, tudo muito organizado, enquanto isso o nosso futebol vai se agonizando.

Só para fechar o texto, o Palmeiras, quando voltar terá uma maratona de jogo. Dia 14 contra o Fortaleza, dia 22 contra o Atlético Goianense e fecha o brasileiro dia 25 contra o Atlético Mineiro, e tem ainda final da Copa do Brasil contra o Grêmio, dia 28 de fevereiro e 7 de março..

Então, nós simples torcedores, só temos que ficar de longe, muito longe, somente torcendo para que o nosso clube conquiste os títulos que desejamos.

Tião Prado

Jornalista radialista e torcedor do São Paulo.