Região Centro-Oeste é a 3ª com maior número de inscritos no ‘Enem dos Concursos’; MS terá 7,9 mil candidatos

Imagem ilustrativa. (Arquivo, Midiamax)

Já a região com menor número de candidatos inscritos foi a Norte

Cerca de 761 mil candidatos irão concorrer a uma das 3.652 vagas ofertadas, em 32 órgãos federais, no ‘Enem dos Concursos’. O número é bastante inferior à quantidade de inscritos em sua primeira edição, em 2024 (+2 milhões). A região Centro-Oeste foi a 3º com maior número de inscritos, sendo Mato Grosso do Sul o estado com menor número de candidatos da região, com 7.933 inscrições. 

A região sudeste foi a que obteve o maior número de inscritos, com destaque para o Estado do Rio de Janeiro (+180 mil). Já a região com menor número de candidatos inscritos foi a Norte, sendo o Acre o Estado com menos candidatos (4 mil). 

Blocos mais disputados 

O Bloco 9 (Intermediário – regulação) foi o mais disputado, com mais de 177 mil candidatos para 340 vagas. Este número representa 23,34% do total de inscrições. 

O segundo mais concorrido será o Bloco 5 (Administração), com mais de 173 mil inscritos para 1.172 vagas, correspondendo a 22,82% do total de inscrições. 

Na sequência, o Bloco 1 (Seguridade Social), foi o terceiro mais concorrido, com mais de 127 mil candidatos para 790 vagas, totalizando 16,79% das inscrições.

Mulheres são maioria entre candidatos 

Um detalhe que chama atenção nesta segunda edição do ‘Enem dos Concursos’ é a participação majoritariamente feminina, que representa 60% das inscrições, saindo da faixa dos 56,2% da primeira edição. 

Essa alta se deve às ações promovidas pelo Governo Federal, para promover a igualdade de gênero, como a garantia de que pelo menos 50% das vagas na segunda fase (provas discursivas) em cargos com poucas mulheres sejam preenchidas por elas. 

Estratégias para a concorrência 

  • Organize um cronograma de estudos detalhado, priorizando os conteúdos mais relevantes para o seu bloco temático escolhido.  
  • Mantenha-se atualizado sobre os comunicados oficiais e eventuais alterações no processo do concurso.  
  • Considere participar de grupos de estudo e utilizar materiais de qualidade para otimizar o aprendizado.  
  • Esteja atento a todos os prazos e datas importantes para evitar imprevistos.  
  • Foque na dedicação e preparo consistente, pois a concorrência efetiva tende a ser menor que o número total de inscrito

Fonte: Midiamax