A maior chuva foi de 47 mm, em 11 de outubro.
Depois de pelo menos 25 dias de estiagem e calorão com sensação térmica de 38ºC, voltou a chover na tarde desta sexta-feira (29) na região de Dourados. A estação meteorológica localizada na sede da Embrapa Agropecuária Oeste, na região sul do município, registrou quase 11 milímetros.
Entretanto, a chuva foi irregular. A estação instalada no campo experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na região oeste, captou menos de 2 mm.
Apesar de pouca, se levar em conta o longo período de seca, a precipitação desta tarde ajudou a amenizar a temperatura, que hoje chegou a 35ºC no período da manhã e depois despencou dez graus.
Mesmo com a chuva de hoje, novembro caminha para ser outro mês seco na região de Dourados. A precipitação de hoje vai elevar a 51 milímetros o volume acumulado do dia 1º até esta sexta-feira, penúltimo dia do mês. Historicamente, novembro tem média de 151 milímetros de chuva.
Da mesma forma como ocorreu de janeiro a setembro, o mês anterior registrou chuvas abaixo da média. Em Dourados, foram 109 mm, em oito dias, 40 mm a menos que a média histórica (149 mm). A maior chuva foi de 47 mm, em 11 de outubro.
Em Rio Brilhante, foram 89 mm de chuva no mês passado, 60 mm a menos que média de 12 anos para o mês. O total de chuvas em Ivinhema foi ainda menor. Foram 51 mm, em 5 dias. A Embrapa também mantém estações nessas duas cidades.
Fonte: Campograndenews