O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o fornecimento de energia elétrica no município de Rio Bonito do Iguaçu já foi 100% restabelecido. A rede de distribuição está estabilizada e apta a realizar novas ligações. Nesta terça-feira (12/11), 55% das unidades consumidoras já haviam sido religadas, incluindo áreas que sofreram maiores danos com a passagem do ciclone.
Os 45% restantes ainda não possuem energia em suas residências devido a danos estruturais provocados pelo evento climático — como postes quebrados, torres avariadas e padrões de entrada destruídos. As equipes seguem atuando na correção desses problemas, incluindo a substituição de 35 postes. À medida que as instalações são normalizadas e apresentam condições seguras, as unidades consumidoras estão sendo progressivamente religadas.
Na última sexta-feira (7/11), o estado foi atingido por um forte sistema meteorológico envolvendo um ciclone extratropical associado à formação de uma frente fria, que provocou danos expressivos à rede elétrica em 18 municípios, deixando aproximadamente 290 mil unidades consumidoras desligadas. Diante do ocorrido, o Comitê de Gerenciamento de Crise do MME instalou a sala de situação para acompanhar a evolução das equipes da Copel – distribuidora de energia elétrica da região –, monitorar a recomposição e centralizar as ações de resposta.
Mesmo durante sua participação na COP30, em Belém, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhou de perto esse processo, mantendo contato frequente com a sala de situação e com a diretoria da distribuidora. “A atuação coordenada pelo MME demonstra a eficiência e a resiliência do nosso sistema elétrico. Desde o primeiro momento, acompanhamos de perto as ações de recomposição e mobilizamos todos os esforços necessários para garantir que o fornecimento de energia fosse restabelecido com rapidez e segurança à população paranense”, disse.
Apesar dos danos em trechos da rede de transmissão, o MME reforça que não houve descontinuidade do fornecimento de energia. O funcionamento das redundâncias do critério de segurança N-1, quando o sistema opera normalmente mesmo com falha em um componente, garantiu a continuidade do suprimento elétrico, preservando a confiabilidade do sistema mesmo com a ocorrência de falhas em alguns componentes.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


