
O projeto Vôlei na Rocinha, no Rio de Janeiro, iniciativa que vem transformando e impactando positivamente a vida de crianças naquela comunidade, recebeu no sábado (4) a visita da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.
Elas conheceram de perto um projeto que converge com as políticas públicas estabelecidas pelo governo Lula, de poder levar o esporte a todas as camadas da população, reduzir o índice de criminalidade e a desigualdade social, além de fortalecer a prática do esporte, essencial para preservar a saúde da população brasileira.
O projeto visa capacitar jovens daquela comunidade em diferentes modalidades esportivas, com foco em eSports, e conta com a participação de profissionais e voluntários.
“A presença do governo federal em agendas como essas reforça o compromisso com políticas públicas integradas, que colocam o povo no centro das decisões. Testemunhamos como o esporte pode transformar vidas, oferecer oportunidades e resgatar sonhos — especialmente em territórios historicamente negligenciados. Iniciativas como o projeto de vôlei reafirmam o esporte como um instrumento de inclusão e cidadania”, afirmou a secretária Iziane Marques.
Encontro com a juventude negra e lideranças
Na tarde de domingo (05), a primeira-dama, Janja da Silva, acompanhada da comitiva de ministras e secretários, deu sequência aos compromissos do fim de semana e encontrou com membros do movimento Juventude Negra, e cerca de 80 lideranças de favelas na Gamboa (RJ). Eles dialogaram sobre políticas e estratégias para manter a juventude negra viva com dignidade, cultura, educação e empreendedorismo.
Durante o encontro, a primeira-dama destacou o apoio no alinhamento do trabalho transversal, e na incidência internacional nos grandes eventos para pautar a agenda global. Em seguida a ministra Anielle Franco apresentou as ações executadas pelo ministério em parceria com outras instituições.
A secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques, participou do encontro com a juventude negra e lideranças e destacou a importância do evento: “Fortalecemos o diálogo direto com quem vive os desafios e constrói soluções nos territórios. Ouvir agentes culturais, empreendedores e beneficiários das políticas públicas foi essencial para reafirmar o compromisso com a escuta qualificada e a construção de políticas baseadas em realidades concretas. Com a atuação transversal de diferentes ministérios, reforçamos o papel do Estado na promoção da equidade racial e no enfrentamento das desigualdades”, explicou.
O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) visa reduzir as vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal relacionada ao racismo estrutural. A iniciativa é fruto da reivindicação histórica do movimento negro, que, ao longo da sua construção, teve enquanto pauta central e de unidade o combate ao extermínio da juventude negra, e da reivindicação coletiva do movimento de juventude sobre enfretamento à violência letal que atinge a juventude negra.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte