Santa Rita do Pardo completa 38 anos com show gratuito de Luan Pereira

Foto: Reprodução

O município foi oficialmente criado em 18 de dezembro de 1987, por meio do Projeto de Lei nº 808, sancionado pelo governador Marcelo Miranda Soares

Santa Rita do Pardo completa 38 anos de fundação nesta terça-feira (17). A programação oficial de aniversário traz show gratuito do cantor sertanejo Luan Pereira, marcado pelos hits “Dentro da Hilux” e “Fazendeiro”. A atração continua com o DJ Passarin.

O povoado que se tornaria Santa Rita do Pardo começou ligado ao município de Campo Grande e Três Lagoas. Em determinado momento do início do século XX, há registros de que uma disputa política levou o então Major Cecílio a mudar o nome do distrito para Xavantina, em homenagem aos índios Xavantes.

A mudança de nome ficou marcada por um episódio curioso, pouco depois da troca do cruzeiro que simbolizava o nome, houve uma forte tempestade que destruiu a estrutura atingida por um raio, o que acabou se incorporando ao imaginário local.

Em divisões territoriais de 1936 a 1960, o distrito aparece grafado como Chavantina e depois como Xavantina ligado a Três Lagoas. Pela Lei Estadual nº 1970, de 14 de novembro de 1963, o distrito foi transferido para o município de Brasilândia.

Ainda na década de 1980, lideranças de Xavantina organizaram uma Comissão Pró-Emancipação, com o professor Antônio Arcanjo dos Santos como presidente e Joaquim Aniceto Pereira como secretário, para reivindicar independência político-administrativa.

Em consulta à população, foram propostos três nomes para o novo município, presidente Tancredo, Xavantinópolis e Ritanópolis. A população optou por resgatar o nome ligado à fé e à geografia local.

Os deputados estaduais Júlio Maia e Cícero de Souza apresentaram emenda parlamentar em 23 de setembro de 1987, propondo a denominação Santa Rita do Rio Pardo. No entanto, a versão que prevaleceu na lei foi Santa Rita do Pardo.

O município foi oficialmente criado em 18 de dezembro de 1987, por meio do Projeto de Lei nº 808, sancionado pelo governador Marcelo Miranda Soares, passando a fazer parte da comarca de Brasilândia.

Fonte: Campograndenews