Secretário Nacional da Assistência Social destaca avanços sociais em visita a Caratinga

O secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão, participou nesta quarta-feira (4.02) de uma roda de conversa com os funcionários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) do município de Caratinga, no interior mineiro. Na oportunidade, ele falou sobre os avanços da assistência social no país nos últimos anos e os desafios que o setor enfrenta para atender a população mais vulnerável do país.

Durante o encontro, André Quintão destacou as conquistas alcançadas pelo Governo do Brasil na área social. “Ao assumir, elaboramos um planejamento que visava retirar o Brasil do Mapa da Fome. Esse objetivo foi alcançado no final do ano passado, após dois anos de governo. Essa capacidade de resposta das políticas públicas é motivo de orgulho”, disse o secretário nacional.

Com cerca de 95 mil habitantes, o município conta com três CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e um Conselho Tutelar, contando com cerca de 100 funcionários da rede do SUAS.

O secretário municipal de Assistência Social, Manoel Vitor Dorneles, ressaltou a importância do momento. “Os nossos funcionários valorizam muito esse tipo de ação, em que a gente se capacita e está junto, principalmente, com o MDS. Caratinga, pela primeira vez, vai ter um CRAS com sede própria, onde o município já adquiriu um terreno para a construção do equipamento e, agora, vamos batalhar para conseguir os recursos para a construção que vai garantir a ampliação dos nossos atendimentos”, frisou.

Durante a reunião de trabalho, André Quintão detalhou a estratégia de reconstrução do SUAS, os avanços, as inovações e os desafios na área social, além do Acordo Rio Doce. “O presidente Lula estabeleceu essa meta como um desafio civilizatório. Sinto-me feliz por nossa atuação, pois o Brasil apresenta o menor nível de pobreza de sua história, mesmo após a pandemia”, afirmou.

Proteção das mulheres

O secretário nacional também abordou o compromisso do governo com a proteção das mulheres. André Quintão lembrou que, na Conferência Nacional de Assistência Social, o Presidente Lula reiterou seu compromisso com a proteção de todos, mas com ênfase especial nas mulheres. “Rejeitamos o feminicídio e todas as formas de violência, e celebramos o lançamento do Pacto Nacional do Brasil contra o Feminicídio no Palácio do Planalto. A ação conjunta de todos os ministérios é fundamental. Agradeço o empenho da equipe local, que inclui a iniciativa de retomar espaços de trabalho para mulheres”, disse.

André Quintão enfatizou ainda que as iniciativas devem partir de esforços individuais e, sobretudo, dos homens, combatendo a violência física, psicológica, política, o preconceito e outras formas de agressão, inclusive as mais extremas, como os feminicídios. “É, portanto, prioridade da assistência social a prevenção, por meio da educação nas escolas, em atividades de convivência e com as famílias”, completou.

Sobre o Cadastro Único, ferramenta essencial para as políticas sociais, o secretário destacou os investimentos realizados. “A gente conseguiu melhorar o Cadastro Único e ele bem feito ajuda muito na focalização das políticas sociais. O CadÚnico é porta de entrada para a maioria dos programas sociais não só federais, mas também estaduais e até municipais. A gente está investindo muito na linha de modernização do cadastro”, explicou.

ProFort-SUAS Rio Doce

Nesta quinta-feira (5.02), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai promover em Caratinga Encontro Regional do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Rio Doce (ProFort-SUAS Rio Doce). O evento, que contará com a presença do secretário André Quintão e marca a fase de execução do anexo 7 do Novo Acordo do Rio Doce.

A iniciativa visa fortalecer as redes de proteção social nos municípios mineiros e capixabas impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão. Com um investimento de R$ 640 milhões previstos para os próximos 20 anos, o programa reconhece a assistência social como pilar na reparação histórica no atendimento às populações em situação de vulnerabilidade na bacia do Rio Doce e litoral Norte capixaba.

O secretário municipal Manoel Vitor Dorneles celebrou a parceria entre as esferas de governo. “Fico muito feliz em receber a Caravana e isso mostra o fortalecimento da rede municipal com o federal, com portas abertas entre as parcerias. Seguimos lutando pelo cofinanciamento, pela valorização dos servidores e uma assistência social forte, humana e presente na vida de quem mais precisa”, finalizou Manoel.

Assessoria de Comunicação – MDS 

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome