Secretário Nacional de Portos participa de seminário que marca nova fase do Porto de Itajaí (SC)

Secretário Alex Ávila participa de evento que marca um ano da retomada do Porto de Itajaí (SC) e mostra resultados concretos da federalização - Foto: Divulgação/Porto de Itajaí

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e a diretora de Gestão e Modernização Portuária do MPor, Ana Carolina Bomfim, participaram, nesta quarta-feira (7), em Itajaí (SC), do seminário “Porto de Itajaí: Reabertura, Impactos e o Novo Ciclo de Desenvolvimento do Brasil”. O encontro marcou um ano da federalização do Porto e reuniu autoridades e especialistas para discutir os resultados já alcançados e as perspectivas para os próximos anos.

Na ocasião, foi assinado o Convênio de Gestão Transitória entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), além de formalização da entrega de novos equipamentos à Guarda Portuária, que ampliam a segurança e a capacidade de resposta no terminal.

Durante o evento, o secretário Alex Ávila destacou o desempenho positivo dos portos da Região Sul, que registraram 108,4 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e outubro de 2025, um crescimento de 7,41% em relação ao mesmo período de 2024 Ele também apresentou os principais projetos do MPor para o Porto de Itajaí em 2026, como os leilões do terminal ITJ01 e do canal de acesso.

Para ele, a retomada do Porto de Itajaí demonstra a força e o potencial de crescimento da Região Sul e reafirma a importância estratégica do setor portuário para o desenvolvimento do Brasil. “Estamos falando de geração de empregos, atração de investimentos, fortalecimento da cadeia logística e ampliação da competitividade do país. Nosso compromisso é garantir segurança jurídica, planejamento e infraestrutura adequada para que os portos continuem crescendo de forma sustentável. Seguiremos trabalhando para trazer novos investimentos e entregar melhorias concretas para a população”, afirmou Ávila.

Resultados do Porto
Na ocasião, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, apresentou a prestação de contas do primeiro ano sob gestão federal e destacou que o Porto fechou o período com um resultado histórico, alcançando faturamento de R$ 180 milhões, retomando a movimentação regular de cargas e contêineres e garantindo mais de R$ 4,5 milhões em arrecadação de ISS ao município, valores que retornam para a população na forma de serviços e investimentos.

Ele destacou ainda que, ao longo do último ano, foi possível quitar uma dívida herdada da gestão anterior, contribuindo para o equilíbrio financeiro e a credibilidade institucional do Porto. “Há exatamente um ano, o Porto de Itajaí vivia um dos momentos mais delicados da sua história. A federalização, conduzida pelo governo do presidente Lula, não foi apenas um ato administrativo, mas uma decisão estratégica para salvar o Porto, proteger empregos e devolver à cidade o seu principal motor econômico”, afirmou.

Também estiveram presentes o diretor-presidente da Codeba, Antônio Gobbo; a deputada federal Ana Paula Lima; e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Ao longo do seminário, foram debatidos ainda os resultados positivos do Porto de Itajaí, as ações e projetos estratégicos previstos para 2026 e o balanço de cargas e contêineres nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus.

Itens entregues para a Guarda Portuária:

  • 1 viatura modelo L200 para patrulhamento terrestre;
  • 1 lancha de alumínio para atuação nas áreas aquaviárias;
  • Coletes e uniformes;
  • Pistolas calibre .380 ACP.

As entregas integram a cooperação com a Codeba e contribuem para melhores condições de trabalho e proteção dos agentes, em conformidade com os protocolos legais.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos