
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e a diretora de Gestão e Modernização Portuária do MPor, Ana Carolina Bomfim, participaram, nesta quarta-feira (7), em Itajaí (SC), do seminário “Porto de Itajaí: Reabertura, Impactos e o Novo Ciclo de Desenvolvimento do Brasil”. O encontro marcou um ano da federalização do Porto e reuniu autoridades e especialistas para discutir os resultados já alcançados e as perspectivas para os próximos anos.
Na ocasião, foi assinado o Convênio de Gestão Transitória entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), além de formalização da entrega de novos equipamentos à Guarda Portuária, que ampliam a segurança e a capacidade de resposta no terminal.
Durante o evento, o secretário Alex Ávila destacou o desempenho positivo dos portos da Região Sul, que registraram 108,4 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e outubro de 2025, um crescimento de 7,41% em relação ao mesmo período de 2024 Ele também apresentou os principais projetos do MPor para o Porto de Itajaí em 2026, como os leilões do terminal ITJ01 e do canal de acesso.
Para ele, a retomada do Porto de Itajaí demonstra a força e o potencial de crescimento da Região Sul e reafirma a importância estratégica do setor portuário para o desenvolvimento do Brasil. “Estamos falando de geração de empregos, atração de investimentos, fortalecimento da cadeia logística e ampliação da competitividade do país. Nosso compromisso é garantir segurança jurídica, planejamento e infraestrutura adequada para que os portos continuem crescendo de forma sustentável. Seguiremos trabalhando para trazer novos investimentos e entregar melhorias concretas para a população”, afirmou Ávila.
Resultados do Porto
Na ocasião, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, apresentou a prestação de contas do primeiro ano sob gestão federal e destacou que o Porto fechou o período com um resultado histórico, alcançando faturamento de R$ 180 milhões, retomando a movimentação regular de cargas e contêineres e garantindo mais de R$ 4,5 milhões em arrecadação de ISS ao município, valores que retornam para a população na forma de serviços e investimentos.
Ele destacou ainda que, ao longo do último ano, foi possível quitar uma dívida herdada da gestão anterior, contribuindo para o equilíbrio financeiro e a credibilidade institucional do Porto. “Há exatamente um ano, o Porto de Itajaí vivia um dos momentos mais delicados da sua história. A federalização, conduzida pelo governo do presidente Lula, não foi apenas um ato administrativo, mas uma decisão estratégica para salvar o Porto, proteger empregos e devolver à cidade o seu principal motor econômico”, afirmou.
Também estiveram presentes o diretor-presidente da Codeba, Antônio Gobbo; a deputada federal Ana Paula Lima; e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Ao longo do seminário, foram debatidos ainda os resultados positivos do Porto de Itajaí, as ações e projetos estratégicos previstos para 2026 e o balanço de cargas e contêineres nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus.
Itens entregues para a Guarda Portuária:
- 1 viatura modelo L200 para patrulhamento terrestre;
- 1 lancha de alumínio para atuação nas áreas aquaviárias;
- Coletes e uniformes;
- Pistolas calibre .380 ACP.
As entregas integram a cooperação com a Codeba e contribuem para melhores condições de trabalho e proteção dos agentes, em conformidade com os protocolos legais.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
