“O Seminário de Consolidação do Observatório das Juventudes marcou um passo decisivo na construção de um espaço estratégico e permanente para o fortalecimento das políticas públicas de juventude no Brasil”. A afirmação é do Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude, Guilherme Barbosa, ao avaliar o evento realizado em São Paulo, nos dias 31 de julho e 1º de agosto.
Com o tema “Boas práticas brasileiras, latino-americanas e caribenhas para construção de diagnósticos que subsidiem as políticas públicas de juventude”, o seminário reuniu ao longo dos dias de evento, cerca de 100 representantes do governo, sociedade civil, juventudes organizadas e institutos e entidades de pesquisa, com o objetivo de construir coletivamente os fundamentos, estratégias e caminhos para a consolidação da proposta do Observatório Nacional das Juventudes.
O Secretário Nacional de Juventude (SNJ), Ronald Sorriso, destacou a presença de figuras importantes do campo acadêmico que pesquisam e produzem sobre juventudes. “Essa representação tornou o extrato do seminário não apenas relevante, mas fundamental para a construção do Observatório”, afirma o secretário.
O Observatório Nacional das Juventudes tem por missão a produção, sistematização e difusão de dados sobre as condições dos jovens com idade entre 15 e 29 anos no Brasil, bem como publicações e a construção de uma plataforma digital que disponibilizará seu acervo ao público em geral.
Pesquisa – A apresentação da pesquisa “Juventudes: um desafio pendente” foi ressaltada por Willian Habermann, Diretor de Projetos da Fundação Friedrich Ebert, apoiadora do evento. Segundo ele, a pesquisa possibilitou refletir, com base em evidências concretas, sobre os principais desafios vivenciados pelas juventudes e suas implicações para o fortalecimento da democracia, da participação política e da justiça social.
“A partir de diagnósticos, da apresentação de dados atualizados sobre as juventudes e da troca com experiências de observatórios existentes, o seminário consolidou-se como um marco na construção coletiva de um espaço estratégico voltado à formulação, gestão, produção e articulação de políticas públicas de juventude no Brasil”, explica o diretor.
“O Observatório vai contribuir para que as políticas públicas de juventude sejam cada vez mais eficazes”. Alexandre Pupo, secretário-geral da OIJ
Já o secretário-geral do Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ), Alexandre Pupo, celebrou o evento como um momento “fundamental” para o fortalecimento de pontes entre academia, sociedade civil, organizações internacionais e Governo Federal na produção de dados e pesquisas sobre juventude.
“O Observatório irá cumprir um papel importantíssimo reunir e potencializar essa produção e, assim, subsidiar a atuação dos atores envolvidos com as políticas públicas de juventude para que sejam cada vez mais eficazes na transformação da vida das juventudes brasileiras”, disse Puppo.
Organização – O seminário só foi possível graças à articulação entre a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), o AfroCebrap, a Fundação Friedrich Ebert (FES Brasil), o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o CAF e a Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ). As instituições têm somado esforços para consolidar políticas públicas mais eficazes, inclusivas e alinhadas à diversidade das juventudes brasileiras.
Fonte: Secretaria-Geral