Ferramenta, desenvolvida com IA do Google Cloud, é gratuita e compõe a plataforma NAI, permitindo que pessoas simulem entrevistas em diferentes idiomas, em tempo real
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança mais uma funcionalidade da NAI, plataforma gratuita de inteligência artificial para carreira e empregabilidade: o simulador de entrevistas de emprego. Desenvolvida com a tecnologia de IA do Google Cloud, a nova ferramenta permite que estudantes e trabalhadores treinem entrevistas em português, espanhol e inglês, com possibilidade de alternar os idiomas na mesma conversa.
O simulador apresenta cenários comuns de processos seletivos, com perguntas recorrentes como “Fale sobre você” ou “Quais são seus pontos fortes e fracos?”, além de questões comportamentais, como relatos de resolução de problemas e perguntas técnicas. O diferencial do serviço é que as perguntas mudam conforme as respostas do usuário e deixam a simulação mais parecida com uma entrevista real.
Outro detalhe é que a conversa é ao vivo, o que permite um diálogo sem a necessidade de esperar a conclusão da fala da NAI. Assim, o usuário pode ajustar respostas e reformular argumentos. Além disso, ao final de cada conversa, o simulador faz uma avaliação sobre os pontos positivos e dá dicas do que é preciso melhorar. A interação acontece porque a ferramenta está construída sobre a base tecnológica do Google Cloud.
Conheça a IA do SENAI
O simulador de entrevistas de emprego integra o ecossistema da IA do SENAI, por onde também é possível acessar o serviço Carreira e Empregabilidade do SENAI, que utiliza a IA do Google Cloud para analisar informações fornecidas pelos usuários, como currículo, histórico profissional, descrição de experiências, e, assim, mapear competências, identificar lacunas de qualificação e sugerir caminhos de desenvolvimento profissional alinhados às demandas da indústria.
Fonte: SENAI

