Com o objetivo de fortalecer as políticas municipais para a gestão eficaz da velocidade dos veículos em áreas urbanas, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) abriu, nesta terça-feira (22), consulta pública para o aprimoramento do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano.
O documento apresenta estratégias e instrumentos para que gestores públicos possam definir limites de velocidade adequados, alinhados às características locais e às diferentes categorias de vias urbanas: arteriais, coletoras e locais.
Alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o guia visa contribuir para a redução de acidentes, mortes e lesões graves no trânsito por meio da promoção de velocidades seguras.
Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o documento marca um avanço importante ao ampliar o conceito tradicional de gestão de velocidades, superando o foco exclusivo em fiscalização e aplicação de multas. “Queremos mostrar que gerir velocidades vai muito além de fiscalizar e multar. Trata-se de salvar vidas com planejamento urbano, engenharia viária e ações integradas que tornem o trânsito mais seguro para todos”, afirma.
As contribuições para a consulta pública podem ser enviadas até 21 de agosto, por meio da plataforma Participa + Brasil
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes