12.3 C
Ponta Porã
domingo, 19 de maio, 2024
InícioSaúdeSES pede ao Ministério da Saúde a habilitação de 123 UTIs em...

SES pede ao Ministério da Saúde a habilitação de 123 UTIs em MS; 33 devem ser ativadas na próxima semana

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o estado aguarda a aprovação e recursos do Ministério da Saúde para que os leitos sejam instalados.

A secretaria estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul informou ao G1 que pediu ao Ministério da Saúde a habilitação de 123 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado. Ainda conforme as informações da SES, 33 leitos críticos devem ser ativados em Mato Grosso do Sul até a próxima sexta-feira (19).

Segundo o relatório da SES, na próxima semana, os leitos serão habilitados nas seguintes cidades:

Cidades e quantidades de UTIs que serão habilitadas até 19/03/2021

CidadesQuantidade de UTIs
Coxim (MS)3
Dourados (MS)15
Três Lagoas (MS)10
Aparecida do Taboado (MS)5

Fonte: SES-MS

O relatório da SES aponta que os leitos destinados à Coxim (MS) serão instalados no Hospital Regional de Coxim. Em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, 10 UTIs serão habilitadas no Hospital Universitário da cidade, e as outras cinco, no Hospital Santa Rita.

Ainda de acordo com o relatório, em Três Lagoas (MS), as UTIs incrementarão o tratamento da Covid-19 no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Já em Aparecida do Taboado (MS), os leitos críticos serão habilitados na Fundação Hospitalar Enfermeiro Pedro Francisco Soares.

O chefe da saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse que outras 27 UTIs podem ser habilitadas em Campo Grande, e de acordo com o secretário, a SES espera apenas o aval do Ministério da Saúde, bem como o dinheiro para viabilizar os leitos críticos.

SES pede ao Ministério da Saúde a habilitação de 123 UTIs em MS; 33 devem ser ativadas na próxima semana

Resende ainda afirmou que “enquanto não chegam as habilitações do Ministério da Saúde, nós vamos financiando em parceria com os municípios do estado”.

Fonte: G1 MS