19.6 C
Ponta Porã
quinta-feira, 10 de outubro, 2024
InícioRegiãoSicredi Centro-Sul MS/BA finaliza Encontros de Coordenadores de Núcleo

Sicredi Centro-Sul MS/BA finaliza Encontros de Coordenadores de Núcleo

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – promoveu, nos meses de maio e junho, quatro encontros presenciais voltados para todos os coordenadores de núcleo da Cooperativa. Eles aconteceram nas cidades de Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Dourados, nos dias 31 de maio, 01, 07 e 08 de junho, respectivamente, reunindo cerca de 87 representantes dos associados.

Segundo o assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Alessandro Azambuja, neste ano foram abordados pontos importantes para a melhoria da governança, incluindo formação dos coordenadores e ajustes necessários nos núcleos. “A ideia também foi alinhar estratégias para 2024, com a apresentação dos números da Cooperativa e diretrizes de governança para os próximos meses”, enfatizou.

Como no ano passado, os encontros aconteceram de forma regionalizada, o que facilitou o deslocamento dos coordenadores, devido à área de atuação da Sicredi Centro-Sul MS/BA ser bastante extensa, com municípios que ficam distantes até 400 km da sede, localizada em Dourados. Esse formato também possibilitou melhor distribuição dos coordenadores em grupos menores, colaborando com as discussões e proposições.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o Encontro de Coordenadores de Núcleo é de suma importância, pois reúne coordenadores que têm o papel fundamental de fomentar a essência do cooperativismo entre os demais associados, além de representá-los. “Os coordenadores de núcleo são peça fundamental na construção de uma sociedade mais justa e próspera”, enfatizou.

Os coordenadores de núcleo têm o papel de mobilizar, coordenar e representar os cooperados da área de atuação da Cooperativa, levando as decisões coletivas para a Assembleia Geral da Sicredi Centro-Sul MS/BA. Eles fazem parte do programa sistêmico Pertencer, voltado a estimular os associados a fazerem parte das decisões, colocando em prática o modelo de gestão participativa, que traz transparência às ações do Sicredi.