Silveira celebra retomada da indústria naval com assinatura de contratos do Programa Mar Aberto, no Rio Grande do Sul

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (21/1), no Estaleiro Rio Grande, em Rio Grande (RS), da assinatura de contratos do Programa Mar Aberto, iniciativa estratégica do Sistema Petrobras voltada à renovação e ampliação da frota marítima e fluvial brasileira. O evento, que contou com a presença do presidente Lula e de autoridades federais, estaduais e municipais, marca um novo ciclo de investimentos na indústria naval e offshore nacional.

Do total de investimentos, aproximadamente US$ 414 milhões serão destinados à construção de cinco navios gaseiros no Estaleiro Rio Grande, com potencial de geração de até 3.200 empregos diretos e indiretos. As novas embarcações ampliarão de seis para 14 a frota da Transpetro desse tipo de navio, triplicando a capacidade de transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outros derivados, como a amônia, além de incorporar ganhos ambientais, com até 20% mais eficiência energética e redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a iniciativa dialoga diretamente com as políticas do MME para o fortalecimento da infraestrutura logística do setor energético, o adensamento da cadeia produtiva nacional e a ampliação do conteúdo local.

“Retomar a indústria naval no Brasil é fundamental para não só para a reindustrialização, mas para a nossa soberania energética e alimentar. É o fortalecimento e a valorização do nosso conteúdo local, gerando empregos e desenvolvimento social”, afirmou Silveira.

Ao incentivar investimentos em embarcações mais modernas e eficientes, o programa contribui para garantir maior segurança operacional, competitividade e sustentabilidade no abastecimento energético.

Além do impacto industrial, o Programa Mar Aberto tem papel relevante na geração de emprego e renda, especialmente em regiões com tradição naval, como o Rio Grande do Sul. A assinatura dos contratos representa um passo concreto na reativação do setor e no fortalecimento de estaleiros brasileiros, em consonância com a estratégia do Governo do Brasil de promover desenvolvimento econômico com base em investimentos produtivos e conteúdo nacional.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia