Sisu 2026: Saiba como se inscrever

Foto: Divulgação/MEC

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever até 23 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 19 de janeiro. Na data, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o ambiente de monitoramento do sistema, localizado em Brasília, para acompanhar o primeiro dia de inscrições. 

 “No centro de operações do Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] temos uma sala de monitoramento do Sisu onde podemos acompanhar as redes sociais, números de candidatos aptos, cursos mais concorridos e o histórico em relação à edição superior. Aqui, monitoramos todas as informações gerais para garantir o acesso dos nossos jovens ao ensino superior”, explicou. 

Esta edição é a maior da história do programa, com a oferta de mais de 274 mil vagas em 136 instituições públicas de educação superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade. Uns dos destaques do Sisu 2026 é a inclusão de novos campi no processo seletivo e a ampliação de cursos de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas. 

Para participar do Sisu 2026, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e obtido nota em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2025, 2024 e 2023 —, sem ter zerado a redação. O sistema de inscrição seleciona automaticamente a edição do Enem que oferece a melhor média ponderada para cada opção de curso escolhida pelo estudante. 

Durante o período de inscrições do Sisu, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, indicando a preferência como 1ª e 2ª opção. É fundamental que os estudantes consultem as regras específicas de cada universidade, como notas mínimas exigidas e regulamentos para cotas sociais, diretamente nos editais das instituições. 

Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Sisu

O primeiro passo é acessar a página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pela URL: acessounico.mec.gov.br/sisu. Na seção Cronograma, o usuário deverá clicar no botão “Inscreva-se”, que estará disponível apenas no período oficial de inscrições. 

Imagem 1.png

Após acessar o sistema, o candidato deverá fazer o login com a conta gov.br. Caso ainda não tenha uma conta no portal do governo federal, será necessário criá-la para participar do Sisu.

Imagem 2.jpg 

Após o login, o usuário será direcionado ao portal Sisu Aluno, que, neste ano, apresenta uma nova interface, mais simples, amigável e intuitiva. No ambiente, o candidato pode realizar, gerenciar e acompanhar sua inscrição até o encerramento do processo seletivo, quando será divulgado o resultado da chamada regular. Nesta página, o sistema direcionará o usuário automaticamente para a página “Informações do Candidato”, em que devem ser preenchidos os dados pessoais, sociais e econômicos, iniciando pelas informações pessoais. 

Imagem 3.jpg

Em seguida, é preciso informar o endereço. Ao colocar um CEP existente na base de dados dos Correios, os campos de endereço serão preenchidos automaticamente pelo sistema. Ao final, basta clicar no botão “Avançar” para seguir para a próxima etapa da inscrição. Caso o CEP informado não seja localizado, o candidato deverá realizar o preenchimento manual das informações de endereço. 

Imagem 4.png 

A etapa seguinte trata das informações sociais e econômicas. O Sisu possui dois questionários voltados às informações sociais e econômicas do candidato, um para informar e outro para confirmar as modalidades de concorrência.

Imagem 5.jpg

Caso o candidato tenha dúvidas sobre o enquadramento na condição de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo, o sistema disponibiliza uma calculadora de renda, que simula a renda familiar per capita e verifica se o candidato se qualifica para as modalidades de cotas baseadas em renda. Nela, o candidato informa quantas pessoas moram na residência, quantas possuem renda e preenche o valor da renda de cada uma das pessoas que possuem rendimento.

Imagem 6.jpg 

Feito isso, basta o candidato confirmar a(s) modalidade(s) de concorrência de seu interesse, o que definirá sua participação efetiva no processo seletivo. 

Imagem 7.jpg 

Em seguida, o sistema apresentará o resumo das informações. 

Imagem 8.png 

Essas informações podem ser alteradas durante todo o período de inscrições. Para alterar as modalidades de concorrência da Lei de Cotas, caso o candidato já esteja inscrito em alguma opção de curso, basta acessar a opção “Gerenciar inscrições” para cancelar a inscrição e, em seguida, acessar novamente a seção “Informações do candidato” para atualizar os dados e realizar uma nova inscrição. 

Sisu 2026: Saiba como se inscrever

Após concluir essa etapa, o candidato será direcionado à página “Gerenciar Inscrições”, que concentra as principais informações da sua inscrição no Sisu. Nessa área, é possível consultar suas opções de curso, na seção “Minhas opções de curso”, e acompanhar as classificações parciais e temporárias, disponibilizadas a partir do segundo dia de inscrições e atualizadas diariamente, após o encerramento do sistema. 

Na parte superior da tela, na seção “Notas do Enem”, o candidato também poderá consultar as edições válidas do Enem consideradas no processo seletivo do Sisu e visualizar, de forma comparativa, as notas obtidas em cada área do conhecimento e na redação. 

tela1

Imagem 11.jpg 

Seleção de Curso – Na página “Gerenciar Inscrições”, o candidato pode selecionar até duas opções de curso, indicadas como 1ª e 2ª opção, em ordem de preferência.

Imagem 12.png 

Ao clicar no botão “Escolher curso”, nos cards de 1ª ou 2ª opção de curso, o candidato será direcionado à página “Busca de cursos”. Nessa página, é possível utilizar a pesquisa e os filtros para localizar os cursos de interesse, por curso, instituição ou município.

Imagem 13.jpg 

Após filtrar os cursos, o sistema informará se o candidato pode ou não concorrer a cada curso, com base nas notas e médias mínimas exigidas. Para entender o motivo da aptidão ou inaptidão, basta clicar em “Ver detalhes”, em que serão exibidos os pesos e notas exigidos para o curso, juntamente com as notas do candidato nas edições do Enem válidas para o processo seletivo. 

Imagem 14.png 

Para iniciar a escolha do curso, o candidato deverá clicar em “Ver curso”. Nessa etapa, serão apresentadas as informações detalhadas da oferta, como dados gerais do curso, orientações sobre a documentação exigida para matrícula, notas de corte por modalidade (disponíveis a partir do segundo dia de inscrições), os pesos atribuídos a cada área do Enem e a edição do exame que apresenta a maior média ponderada entre as três últimas realizadas, para os critérios do respectivo curso. 

Imagem 15.png 

Todos os cursos presenciais de licenciatura estão identificados com a logo do Pé-de-Meia Licenciaturas, que faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e oferece incentivos financeiros a estudantes ingressantes em cursos de formação de professores. 

Podem se candidatar ao Pé-de-Meia Licenciaturas os estudantes que tenham obtido média simples igual ou superior a 650 pontos no Enem, ingressem em curso presencial de licenciatura por meio do Sisu 2026, estejam regularmente matriculados e realizem o cadastro do currículo na Plataforma Freire da Capes. 

Imagem 16.png 

Os candidatos que atingirem a média simples exigida para o Pé-de-Meia Licenciaturas, ao clicar em “Ver detalhes” do curso, a média simples do Enem será exibida no sistema destacada na cor azul. 

Imagem 17.png  

Ao selecionar um curso que deseja concorrer no Sisu 2026 e clicar em “Próximo”, caso a instituição ofereça ações afirmativas próprias, o candidato poderá selecionar se deseja concorrer a essas modalidades, desde que atenda aos requisitos estabelecidos para a vaga. 

 Imagem 18.png

Na etapa final, o sistema exibirá a tela de confirmação, na qual o candidato poderá visualizar as modalidades de concorrência em que participará, aquelas das quais não participará e o número de vagas disponível em cada modalidade do curso selecionado. 

Imagem 19.jpg 

Antes de finalizar a inscrição, o candidato deve conferir atentamente o curso escolhido e as modalidades de concorrência selecionadas, bem como as orientações da instituição de ensino. No Sisu 2026, a visualização da documentação exigida para matrícula foi aprimorada, passando a exibir apenas os documentos correspondentes às modalidades de concorrência nas quais o candidato está efetivamente concorrendo. 

Imagem 20.png

Imagem 21.png

Em seguida, o candidato deverá marcar a opção indicando que está ciente da documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula e clicar em “Confirmar escolha de curso”. 

Imagem 22.jpg 

Por fim, basta confirmar, clicando no botão “Sim”. 

Imagem 23.jpg 

Durante todo o período de inscrições, é possível alterar ou cancelar as opções de curso e mudar a ordem de preferência por meio do botão “Inverter opções”. Essas alterações podem ser realizadas quantas vezes o candidato desejar, até o encerramento do prazo. 

Imagem 24.jpg  

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente, tendo como critério o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais. 

Confira o vídeo do passo a passo 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação