Sonho da casa própria se torna realidade para 315 famílias em Americana (SP)

Foto: Thiago Quint.

Americana (SP) – A entrega de chaves do Residencial Janaína, realizada no sábado (28), marcou o início de uma nova etapa para 315 famílias de Americana, no interior paulista. Fruto do Minha Casa, Minha Vida, na linha de atendimento financiada pelo FGTS, o empreendimento teve investimento federal de R$ 43,6 milhões e é voltado a famílias com renda mensal de até seis salários mínimos.

Cada apartamento conta com dois dormitórios, varanda, hall de entrada, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro. O espaço ficou perfeito para André Barreto, um dos beneficiados que financiou seu apartamento ainda na planta, três anos atrás. Desde criança, André sonhou com o momento em que teria uma moradia para chamar de sua. Graças às condições facilitadas do Minha Casa, Minha Vida FGTS, o que era desejo virou realidade.

“Morei por sete anos em um abrigo na baixada santista até ser adotado pelos meus pais, Claudenice e Sílvio, que são aqui de Americana. Em um determinado momento, pensei que a casa própria não era para mim”, confessou.

André é portador de uma condição neurológica chamada “alexia”, que corresponde à incapacidade de compreender a linguagem escrita, mesmo sendo capaz de se comunicar verbalmente. Psicólogos e psiquiatras insistiram no diagnóstico de que ele não conseguiria se desenvolver a ponto de morar sozinho. Estavam errados. “O que eu ouvi dos médicos me deu a força necessária para correr atrás dos meus sonhos. Através de muito suor e luta e, com a ajuda dos meus pais, hoje eu consegui”, comemorou.

Na foto vista do parquinho infantil e local de exercícios físicos do condomínio
Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

A história de André é uma das várias que o Ministério das Cidades tem trabalhado para valorizar. Em Americana, não foi diferente. “O que nós estamos celebrando hoje é a vitória, a conquista de vocês. Se estão aqui, é porque venceram. Cada um sonha de um jeito diferente, mas é importante dizer que o lar é um passo fundamental para a continuação da história de cada um, seja da forma que for”, afirmou o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, presente na solenidade.

As moradias oferecem infraestrutura para instalação de ar-condicionado e pontos de TV, além de medidores individualizados de água, gás e energia. O conjunto habitacional também está localizado a poucos minutos das principais vias da cidade, como as avenidas da Amizade, Europa e São Jerônimo, e a cerca de 15 minutos do centro de Americana.

A cerimônia de entrega do empreendimento teve a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito de Americana, Chico Sardelli, e de representantes da Caixa Econômica, construtora e autoridades municipais.

Na foto autoridades aplaudem junto as placas do lançamento no palco
Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Na foto vista panorâmica de um dos predios
Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades