Para avançar direto às semifinais, o Alviverde precisa vencer o time catarinense por dois gols de diferença ou por somente um gol para levar a decisão às cobranças de pênalti. Até aqui, são quatro jogos do Verdão no torneio, com três vitórias, um revés, 14 gols marcados e somente dois sofridos.
Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.
Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.
O jogo
Os donos da casa começaram pressionando o Verdão, que soube suportar a pressão e contou com boas defesas do goleiro Mateus em, pelo menos, duas oportunidades cruciais. A melhor chance do Alviverde no período saiu dos pés de Gabriel Silva, em cobrança de falta aos 19 minutos, com grande intervenção do arqueiro adversário. Foram poucas tramas para ambos os lados, mas com muitas faltas e dois cartões amarelos distribuídos para o Avaí.
O Palmeiras voltou melhor para o segundo tempo e permaneceu mais tempo no ataque. Aos 20 minutos do período, Wesley promoveu as primeiras trocas na equipe com as entradas do lateral-esquerdo Vitor Hugo e do atacante Marcelinho. Aliás, com a 17, o ponta-direita do Verdão deu qualidade aos cruzamentos, e dois deles quase terminaram em gols de Gabriel Silva e Marino, respectivamente.
Aos 28, em trama do adversário, Mateus defendeu finalização em cima da linha. Alguns minutos depois, no entanto, em falha da defesa alviverde, o Avaí abriu o placar. O Alviverde buscou a reação até o fim e chegou a empatar com Gabriel Silva, já nos acréscimos, mas o atacante estava impedido.
Palmeiras Sub-20: Mateus; Davi (Jhow), Henri, Ruan Santos e Daniel Alves (Vitor Hugo); Fabinho (Yago Santos), Vitinho, Marino e Kevin (Robinho); Gabriel Silva e Newton (Marcelinho). Técnico: Wesley Carvalho