Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Santa Catarina promove diálogo com a comunidade sobre a pesca da tainha

A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, convida pescadoras e pescadores, lideranças, entidades do setor e órgãos públicos para participarem da agenda oficial do Grupo de Trabalho da Tainha (GT Tainha) no estado. A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo com os diferentes segmentos envolvidos na pesca da tainha.

O GT é composto por representantes do Governo Federal, órgãos técnicos, entidades da pesca artesanal e industrial, além de especialistas da área. A agenda do Grupo conta com reuniões e visitas técnicas, que ocorrerão entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, em cidades estratégicas do litoral catarinense, onde a pesca da tainha tem forte importância socioeconômica e cultural.

Os encontros promovem o diálogo entre pescadores(as), colônias, sindicatos, associações e representantes públicos, cujas contribuições subsidiarão a definição das próximas safras da espécie. “O GT Tainha cumpre um papel essencial ao construir coletivamente políticas e estratégias para o setor, com base na escuta e na realidade das comunidades pesqueiras”, afirma Jean Ricardo, superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina.

Confira a agenda:

Data/hora Local Encontro
29/07 – 9h Praia do Cardoso – Galpão do João Luiz

Encontro com pescadores(as) e entidades da região (Laguna, Imaruí, Imbituba, Garopaba e extremo sul)

29/07 – 14h

Câmara Municipal de Laguna – Av. Roberto Pedro Prudêncio, Bairro Esperança

Reunião com o Fórum do Complexo Lagunar

30/07 – 10h

Rancho do Nei – Praia do Campeche, Florianópolis

Encontro com pescadores(as) da capital e região

30/07 – 15h

Gabinete da SFPA/SC – Rua João Grumiché, 117, Kobrasol, São José

Reunião com a Comissão Permanente de Pesca da ALESC e Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca

31/07 – 10h

Auditório da AMFRI – Rua Luíz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí

Encontro com o SINDIPI, pescadores(as), entidades e prefeituras

31/07 – 14h UNIVALI

Visita técnica à UNIVALI

31/07 – 16h Colônia de Pescadores Z-05 – Avenida São João, 140, Armação Encontro com lideranças, entidades e pescadores(as) de Penha
01/08 – 10h Colônia de Pescadores Z-02 – Rua Rafael Pardinho, 270

Encontro com pescadores(as), entidades e lideranças da região

A participação de todos(as) envolvidos(as) na cadeia produtiva da pesca é fundamental para o sucesso do processo de escuta e construção das políticas públicas.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura