23.2 C
Ponta Porã
quarta-feira, 1 de maio, 2024
InícioTurismoTaxas extras nos hotéis internacionais: como funcionam?

Taxas extras nos hotéis internacionais: como funcionam?

Franklin David e Vitor Vianna, da coluna Aventureiros
Arquivo pessoal

Franklin David e Vitor Vianna, da coluna Aventureiros


Comprar moeda local e calcular quanto será a média de gasto durante sua viagem são apenas dois pontos que devem ser levados em consideração ao fazer uma viagem internacional. Isso porque existem outros custos extras quando falamos de hospedagem fora do Brasil: as famosas taxas e impostos. É exatamente sobre isso que vamos falar a seguir!

Tem coisas que acontecem na nossa vida que são difíceis de esquecer. E a primeira vez das taxas e impostos foi um destes momentos. Ainda temos muito vivo na nossa memória a viagem de quando fomos conhecer Nova York , chegamos lá e nos deparamos com inúmeras cobranças do hotel onde ficamos, que, pasme, elas quase ultrapassaram o valor da tarifa que pagamos! Um verdadeiro absurdo!

Mas o que de fato são estas taxas e impostos? Sabe quando você usa um destes sites buscadores de hotéis, em que o valor da diária aparece bem grande, em negrito, e logo abaixo, em letras bem pequenas vem um valor com a descrição “impostos e taxas”?! Pois é! Acontece que algumas pessoas acabam não reparando nisso, e antes de confirmar sua reserva, nem se atentam neste “pequeno grande” detalhe, sendo surpreendido negativamente depois.

Existem casos e casos e eles vão depender do país que você está viajando. Por esta razão, vamos começar falando aqui do “resort fee”, ou seja, a “taxa do hotel”, que diga-se de passagem, não existe apenas em resorts, mas em todo tipo de hotelaria. Basicamente é um valor extra que precisa ser pago pelo hóspede, à parte, diretamente no check-in ou no check-out, que vai além do valor da diária. Essa taxação garante o direito de usar um pacote de serviços oferecidos pelo hotel como, por exemplo, o serviço de limpeza, aquele cafezinho em pó que fica disponível com uma cafeteira no seu quarto, a toalha de banho (trocada todos os dias), o Wi-Fi, o acesso às piscinas, academia e áreas de entretenimento com alto custo de manutenção e despesas com limpeza, entre outros.

O que nós, brasileiros, precisamos entender, é que a hotelaria internacional é diferente da nossa. Fora do Brasil, eles oferecem apenas o básico do básico, e tudo que fugir disso, é visto como serviço extra. É aí que entra o pagamento por fora da diária, vide, inclusive, os vários e vários hotéis que não oferecem o café da manhã na tarifa e que cobram este serviço a parte também. Quem aqui já não ouviu a famosa frase: “Em nosso hotel oferecemos café da manhã como cortesia”. Pois é. Isso pra nós é totalmente incomum, e por isso sempre dizemos para os nossos clientes que estão fazendo uma primeira viagem internacional, para esquecer tudo que já viu na hotelaria aqui no Brasil e ressignificar tudo a partir disso.

Vale ressaltar que essa taxa varia de acordo com os hotéis, ou seja, quanto melhor for a localização, melhor for o hotel e mais coisas ele oferecer de serviços, mais caro será! Os hoteis que não cobram essa taxa costumam ser mais afastados, inclusive da grande maioria das atrações. E aí você precisa se perguntar: será que irá valer a pena? Pois o que você irá gastar para se locomover para os pontos de interesse, talvez, no final das contas, não compense!

Quando falamos de Estados Unidos , mais especificamente Nova York, este “resort fee” é acrescido de outras taxas, como por exemplo, os impostos de quase 15% (estaduais e federias) e ainda o imposto municipal, que custa cerca de US$3,50 por diária. Estes valores não dependem da política do hotel, eles sempre são cobrados!

Se formos falar de Las Vegas, em alguns casos, seus impostos municipais, estaduais e federais chegam a ser mais altos do que a própria diária do hotel. E quando falamos do “Resort fee”, quanto melhor a localização do hotel maior ele será!

Já presenciamos, ao longo de nossas viagens pelo mundo, diversos brasileiros completamente indignados com a alta cobrança dos impostos e taxas, sendo pegos de surpresa com os valores, no momento da entrada ou saída do hotel.

Por isso, antes de fazer sua reserva internacional, sempre fique atento, porque por menor que seja, é basicamente uma regra, que o seu hotel, terá, no mínimo, alguma destas taxas ou impostos para pagar!

Fonte: Turismo