O Brasil conquistou a aprovação de nove estabelecimentos brasileiros para a exportação de gelatina e colágeno à Turquia. A habilitação decorre de auditorias presenciais e da análise dos controles de qualidade e de produção.
Em dezembro de 2025, uma missão veterinária oficial turca avaliou plantas brasileiras do setor e atestou a conformidade sanitária da produção nacional em três unidades auditadas. Outras seis, que já constavam na lista TRACES da União Europeia, passaram a integrar a lista do Ministério da Agricultura e Florestas (MAF) da Turquia com base em avaliação documental.
O registro é realizado no sistema TROIS, recentemente implantado pela Turquia, que reúne estabelecimentos e países que atendem às exigências sanitárias para a exportação de gelatina, colágeno, pescados, lácteos e carnes. O sistema pode ser consultado em: https://trois.tarimorman.gov.tr/.
Atualmente, o TROIS possui 10 estabelecimentos aprovados para exportar gelatina e colágeno à Turquia, dos quais seis são brasileiros. No recorte por produto, há quatro estabelecimentos habilitados para exportar exclusivamente gelatina, dois deles do Brasil, e quatro autorizados a exportar exclusivamente colágeno, sendo um brasileiro.
Além das habilitações já publicadas, outros oito estabelecimentos brasileiros estão em fase de análise. A expectativa é de que, em breve, possam ser incluídos no rol de exportadores autorizados.
A presença de empresas brasileiras na lista turca consolida o acesso ao mercado e amplia a previsibilidade para o setor nas operações comerciais com a Turquia.
Informação à imprensa
[email protected]

