De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), professor Vinícius Ribeiro, o desempenho da universidade reforça o amadurecimento das linhas de pesquisa no estado.
O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), em Dourados, manteve a nota 5, consolidando-se como referência nacional em Ciências Ambientais. O programa de Ensino de História (PROFHISTORIA) também preservou a nota 5, nível considerado de alta qualidade pela agência reguladora.
Além desses, outros nove programas mantiveram a nota 4, garantindo a continuidade de investimentos e a estabilidade acadêmica em diversas áreas, em várias cidades do estado. São eles, os programas em Agronomia (Aquidauana), Ensino em Saúde (Dourados), Educação Científica e Matemática (Dourados), Educação (Campo Grande), Letras (Dourados e Campo Grande), Matemática (Dourados), Sociologia (Paranaíba) e Gestão de Recursos Hídricos (Campo Grande).
Expansão da Pós-graduação
Um dos pontos centrais do relatório da CAPES foi a ascensão de quatro programas que saltaram da nota 3 para a nota 4: O Programa de Pós-graduação em Agronomia (PGAC), na Unidade de Cassilândia; o de Educação (PGEDU), na cidade de Paranaíba; de Zootecnia (PGZOO), no município de Aquidauana e; o de Letras (PPGLETRAS), em Campo Grande. Esta mudança de patamar classifica o desempenho como “Muito Bom” e autoriza as unidades a pleitearem a abertura de cursos de Doutorado no futuro.
Ribeiro ressalta que o resultado fortalece o potencial de financiamento da instituição. “A elevação das notas consolida nossa Pós-graduação e fortalece o caminho para novos Doutorados, concretizando o papel da UEMS na democratização do ensino, da pesquisa e da inovação para o povo sul-mato-grossense”, afirma.
Políticas de Fomento
Segundo a PROPPI, os indicadores são reflexos de políticas internas de suporte, como o programa de bolsas PIBAP/UEMS, auxílios financeiros para publicações em periódicos de alto impacto e o Programa PROPOS – Programa Estratégico de Valorização, Consolidação e Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu -, que atua na gestão e melhoria contínua dos PPGs.
“O desempenho mostra o compromisso da UEMS com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento científico e tecnológico regional, desenvolvido por nosso corpo docente, discente e técnico”, constata o Pró-Reitor.
A Avaliação Quadrienal da CAPES é o principal instrumento de aferição da qualidade acadêmica no Brasil, sendo critério essencial para a renovação dos cursos e distribuição de recursos federais.
Comunicação UEMS
Fonte: Governo MS

