Universidades federais vencem seleção de documentários

Foto: Kyle Loftus

O jornalismo universitário ganhou destaque em julho. Cinco universidades federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) venceram o 17º Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas. Ao todo, 108 equipes concorreram ao prêmio pela produção de um documentário sob o tema “Retratos da Violência no Brasil”. A cerimônia aconteceu neste mês de julho, em São Paulo, e contou com a exibição das produções vencedoras, uma de cada região do país. 

Os estudantes de jornalismo foram desafiados a investigarem as múltiplas formas e dimensões da violência na sociedade brasileira, a partir dos dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 e do Atlas da Violência 2024. Os estudantes mergulharam nas estatísticas sem perder de vista as histórias humanas que estão por trás dos números. Além de estimularem a percepção crítica do público sobre a realidade brasileira, os participantes do projeto puderam aprimorar a dimensão ética da sua formação jornalística.  

Ao longo de toda a produção, os grupos de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberam a orientação de um professor de cada universidade e de um mentor do instituto Vladimir Herzog, instituição que promove o projeto.  

“Foi uma experiência incrível e gratificante, porque é um reconhecimento nacional que compartilhamos com profissionais de outros estados e regiões do país. Ter viajado para receber esse prêmio me fez sentir muita felicidade e uma sensação de que todo o nosso trabalho foi recompensado”, compartilha Vinícius Gonçalves, estudante da UFPA. Os estudantes paraenses trouxeram a pauta da exploração sexual de menores na ilha do Marajó (PA). A equipe abordou os aspectos estruturais que perpetuam esse tipo de violência na região, além dos dados.  

Confira todas as pautas vencedoras  

Norte: Rios de Violência: A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Ilha do Marajó (PA) – Uma Tragédia Oculta  

Universidade Federal do Pará (UFPA)
Estudantes: Vitoria Gabrielle Rodrigues e Rodrigues, Vinicius Gonçalves da Silva Conceição e Denily Fonseca Carvalho
Orientadora: Rosane Albino Steinbrenner
Mentor: Victor Ferreira 
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Nordeste: A Cicatriz Tem Nome de Mãe 

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Estudantes: Letícia Maria Barbosa, Guilherme Silva dos Santos e Laysa Vitória Alves de Andrade
Orientadora: Adriana Maria Andrade de Santana
Mentora: Bianca Vasconcellos 
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Centro-Oeste: O dia que não acabou 

Universidade de Brasília (UnB)
Estudantes: Luíza Grecco Altoé e Julia Lopes Faria
Orientadora: Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho
Mentor: Leonencio Nossa 
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Sudeste: Quando o medo faz chamada: o efeito das operações policiais na educação dos estudantes do Complexo da Maré  

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Estudantes: Sabrina Victorya Jacob Madeira e Guibsom Douglas Romão da Silva
Orientadora: Fernanda da Escóssia
Mentora: Angelina Nunes 
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Sul: Tristes tardes de domingo: mais de 600 jovens periféricos são mortos por ano em Curitiba e região 

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Estudantes: Rodrigo Matana Sobrinho e Giovani Pereira Sella
Orientador: José Carlos Fernandes
Mentor: Paulo Oliveira  

Sobre o prêmio Desde a sua criação em 2009, o prêmio do Instituto Vladimir Herzog já mobilizou mais de 2.500 estudantes. É considerado um dos mais prestigiados no cenário jornalístico brasileiro para jovens talentos. Todos os anos, o instituto premia um documentário por região e auxilia os grupos participantes com uma bolsa de R$ 5 mil. A iniciativa homenageia o jornalista Fernando Pacheco Jordão, que contribuiu para o desenvolvimento profissional de jovens jornalistas, e Vladimir Herzog, profissional assassinado pela ditadura militar, que se tornou símbolo brasileiro da liberdade de imprensa e do respeito aos direitos humanos 

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu), da UFPA, UnB e Instituto Vladimir Herzog.  

Fonte: Ministério da Educação