19 C
Ponta Porã
sexta-feira, 29 de março, 2024
InícioJuliana RauzerVai mudar de casa? Saiba como auxiliar as crianças nesta nova fase!

Vai mudar de casa? Saiba como auxiliar as crianças nesta nova fase!

As mudanças, independente da natureza causam no mínimo um desconforto. Isso porque nos retiram da zona de conforto e nos lançam em um direção desconhecida. É comum ficarmos ansiosos, estressados e em alguns casos pode até surgir doenças emocionais. Se para nós adultos pode ser anelante, imagina para as crianças? Para que esse processo seja tranquilo e saudável é importante seguir algumas recomendações.

CONTE A VERDADE, COM POSITIVIDADE!

Explicar os motivos da mudança é importante para que a criança compreenda a causa dessa transição. Mas independente da situação fale para ela de uma maneira que seja positiva, ressaltando as vantagens que terão no novo lar. Tente visitar a nova casa, mas se não for possível façam pesquisas na internet, fale da vizinhança, da cidade em geral. Essa familiarização ajudará a se situar e compreender melhor o processo de comuta, assim como diminuir o sentimento de preocupação com o que está por vir. Fazendo com que ela crie uma expectativa positiva pelo novo lugar.

DÊ EXEMPLO!

A médica Liubiana de Araújo em uma entrevista para a jornalista Fernanda Montano nos diz: “A criança se acostuma com a rotina, que é confortável e a base dela para enfrentar outros desafios. Com uma mudança, ela pode perder esse chão”. (CRESCER, 2018).

Nos meus artigos defendo sem exceção que somos os exemplos para os nossos filhos e nesta situação não será diferente. Eles percebem o clima, sentem o estresse ou a alegria envolvida no processo de mudança. Eles são afetadas por nossas atitudes, sejam positivas ou não. Por isso, transmita segurança e tranquilidade.

E MEUS AMIGOS?

Eu nunca mais vou ver meus amigos? Nesta interrogativa você pode informar que futuramente poderá reencontrar os amigos, mas enquanto isso a internet é uma ótima ferramenta de aproximação podendo manter o contato pelo meio virtual. Mas é importante salientar que no novo lar também fará novas amizades, assim como na nova escola, aumentando ainda mais sua rede de contatos.

O LÚDICO COMO ALIADO NO PROCESSO DE MUDANÇA!

Histórias, filmes, desenhos são recursos importantes na hora de explicarmos qualquer situação para os nossos pequenos. Segue algumas dicas de filmes e livros que podem elucidar esse tema:

Filmes: Toy Story; Divertida Mente; BoyHood; As aventuras do avião vermelho;

Na literatura temos um livro muito interessante “Eloísa e os bichos”, a personagem se muda para uma nova cidade e enfrenta um mundo desconhecido e acaba se sentindo um bicho estranho. Ideal para que a criança compreenda o processo de adaptação que envolve convivência e tempo.

Vai mudar de casa? Saiba como auxiliar as crianças nesta nova fase!

O livro “O primeiro dia de Chu na Escola” conta a história de um ursinho que enfrenta o seu primeiro dia de aula. Trabalhando assim os sentimentos de medo e insegurança.

Vai mudar de casa? Saiba como auxiliar as crianças nesta nova fase!

Descrição: http://blog.lelele.com.br/wp-content/uploads/2019/11/2312-2.png

“Meu novo lar” é um livro que apresenta a chegada na nova casa. Nos mostra como a criança pode se sentir deslocada inicialmente, comparando tudo com o antigo lar. Mas também aprende que na vida mudanças são necessárias e que com o tempo tudo se ajeita, fazendo novas amizades, vivendo novas aventuras e voltando a se sentir feliz e alegre.

Vai mudar de casa? Saiba como auxiliar as crianças nesta nova fase!

Busque a linguagem infantil para qualquer explanação. Brincadeiras com massinhas de modelar, bonecos, fantoches também pode ser utilizados para explicar a mudança.

As crianças até dois anos não percebem muito essa transição. A partir dos três anos de idade é fundamental que você inclua ela neste processo. Seja solicitando ajuda para embalar os objetos, escolher os brinquedos que vai levar, comprar um novo móvel ou papel de parede. O importante é ela se sentir participativa e deixar a nova casa com o seu “jeitinho”. Vocês podem pintar um quadro juntos e colocar na nova casa. Crianças são participativas e nessa nova fase vai ajudá-la na adaptação. A partir dos sete anos de idade as crianças compreendem melhor as mudanças, mas sentem do mesmo modo saudade, insegurança, estresse, sendo considerável integrá-la nessa transição para que assim ela possa se ambientar com autoconfiança aprazimento.

Espero ter contribuído neste novo processo em sua vida. Recomende esse artigo para seus familiares e amigos, assim, as pessoas que precisam de orientações terão mais chances de encontrar! Deixe o seu comentário.

Deus abençoe e até a próxima semana.

Juliana Rauzer da S. Sousa

Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagoga.

Acompanhe mais artigos no facebook: Psicopedagoga Juliana Rauzer