17/02/2016 13h50
Vereadores e promotor público se reuniram no gabinete do presidente da Câmara Municipal para tratar da cobrança da Taxa de Coleta de Lixo em Ponta Porã.
Divulgação
Os vereadores de Ponta Porã decidiram solicitar ao prefeito Ludimar Novais a adoção de medidas no sentido de que seja reduzido o valor cobrado pela Taxa de Coleta de Lixo na cidade. Os parlamentares querem também que seja estabelecida a cobrança de uma “tarifa social”, beneficiando a população de baixa renda.
As medidas foram discutidas na manhã desta terça-feira no gabinete do presidente da Casa de Leis, Daniel Valdez – Puka, com a presença dos demais vereadores e do promotor público Gabriel Rodrigues Alves.
Vários parlamentares disseram que estão sendo cobrados pela população depois que a prefeitura passou a cobrar a taxa com valores bem acima do que ocorria até o mês de janeiro.
Diante disso, o presidente da Câmara decidiu acionar o Ministério Público Estadual, convidando o promotor para uma reunião com os colegas com o objetivo de se encontrar uma saída parra o problema.
O promotor público, Gabriel Rodrigues Alves atendeu à solicitação e explicou que a taxa faz parte de um plano que visa melhorar as condições de saneamento básico em Ponta Porã: “a coleta de lixo é uma das ações previstas no plano que prevê ainda uma destinação melhor para os resíduos coletados diariamente. Este plano elaborado pelo Município atende a uma determinação judicial. O prefeito tem que aplicar o que está previsto, inclusive correndo o risco de, se descumprir, ser processado por improbidade administrativa e condenado pela justiça. A coleta de lixo precisa melhorar e, pelo que sei, os valores estabelecidos na taxa precisaram ser reajustados diante da insuficiência do que era arrecadado para que fosse cumprida a determinação judicial”, explicou o promotor.
Segundo ele, o que pode ser feito em relação ao valor é observar a situação das pessoas de menor renda: “há uma grande quantidade de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no município. Estas, sim, podem ser atendidas numa revisão do valor. A lei também estabelece critérios diferentes entre os contribuintes residenciais e comerciais. Inclusive, vai chegar o momento em que os maiores produtores de resíduos, como os comerciantes e industriais, tenham que arcar com maiores valores”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal informou que os vereadores estarão apresentando propostas ao prefeito Ludimar Novais no sentido de atender aos pedidos da população no tocante à redução de valores. “Estamos atentos aos problemas que afligem nossa comunidade. Nenhum vereador ou vereadora está fugindo do debate. Estamos buscando soluções, através do diálogo e do respeito entre as instituições e os poderes. Acredito que vamos conseguir, através do diálogo, uma solução que beneficie senão todos, mas uma parcela significativa da nossa população”, declarou o Vereador Puka.


