10.8 C
Ponta Porã
domingo, 6 de setembro, 2026

Vôlei de praia brasileiro garante duas cotas para as Olimpíadas de Los Angeles 2028

O Brasil assegurou duas vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, no vôlei de praia, com representação garantida em ambas as categorias, masculina e feminina. A conquista veio neste domingo (6), após as duplas brasileiras sagrarem-se campeãs do Torneio Sul-Americano da modalidade, sediado em João Pessoa.

A competição, que teve início na quinta-feira (3), reuniu um total de 32 duplas, divididas igualmente entre os gêneros. É importante notar que as vagas olímpicas são atribuídas ao país, e não às duplas específicas. Portanto, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) terá a responsabilidade de selecionar os atletas que representarão o Brasil em 2028.

Na categoria feminina, a parceria formada por Thâmela e Vic conquistou o título ao vencer as paraguaias Michelle Valiente e Giuliana Corrales por 2 sets a 0, com parciais de 26/24 e 21/7. As campeãs ocupam a terceira posição no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), atrás de outra dupla brasileira, Carol Solberg e Rebecca, que lideram a lista.

No naipe masculino, a final foi um duelo inteiramente brasileiro. André e Renato, atualmente a nona melhor dupla do mundo, superaram Evandro e Arthur Lanci, que figuram em terceiro no ranking, com um placar de 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 23/21.

O Brasil ainda tem a possibilidade de classificar até duas duplas por gênero para os Jogos de Los Angeles. Uma segunda vaga em cada categoria pode ser obtida no próximo ano, caso conquistem o Campeonato Mundial na Holanda, entre 13 e 22 de agosto. Além disso, o ranking da FIVB e um circuito de três etapas programado para 2028 também são vias para assegurar mais classificações.

Em outras modalidades, o Brasil já carimbou seu passaporte para Los Angeles 2028. Na ginástica rítmica, o conjunto nacional garantiu sua vaga ao conquistar a medalha de bronze na prova geral do Mundial de Frankfurt, na Alemanha, em agosto. No futebol feminino, a classificação veio com a conquista da Copa América de 2025, realizada no Equador.