Webinário apresenta materiais de formação em alfabetização

Para fortalecer o alinhamento das ações formativas implementadas pelo programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o Ministério da Educação (MEC) realizou nesta terça-feira, 29 de julho, o webinário “Matriz de Descritores e Materiais de Formação em Alfabetização”. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o evento ocorreu no edifício-sede da pasta, em Brasília (DF), e foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. O webinário foi voltado aos formadores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), que integra a política de alfabetização do MEC; cursistas das especializações; equipes técnicas das secretarias de educação; e professores da educação básica. 

O CNCA tem a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca na recuperação das aprendizagens das crianças doao 5º ano afetadas pela pandemia causada pela covid-19. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios. 

Na abertura do evento, a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica do MEC, Lucianna Magri, reforçou que o ministério estava abrindo mais um espaço de orientação sobre as matrizes e os materiais de formação no contexto do CNCA. “Nosso objetivo é relacionar a matriz de descritores com os materiais de formação que o MEC disponibilizou para todas as redes do país no Avamec”, esclareceu, referindo-se ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação. 

Magri observou que muitos formadores, gestores e professores ficam em dúvida sobre como conciliar os materiais disponibilizados pelo MEC com as avaliações que as redes vão fazer no segundo semestre e em outros momentos. “O intuito é olhar para os diferentes tipos de avaliações e entender como elas podem contribuir, tanto para o trabalho dos professores, quanto para as políticas públicas. Para além de um treinamento, a gente quer que as crianças fiquem cada vez mais autônomas, mais fluentes na leitura e na escrita, pois esse é um direito garantido constitucionalmente a elas”, afirmou a coordenadora, em reforço à garantia do direito de aprendizagem das crianças. 

O webinário foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com especialistas de referência na área de educação e alfabetização da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rosaura Angélica Soligo, e a doutora em educação e consultora do Instituto Avisa Lá, Renata Frauendorf, que são duas das autoras dos materiais de formação em alfabetização de 1º e 2º anos do MEC, disponíveis no Avamec. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação