Wellington Dias articula fortalecimento da política socioassistencial em Gurupi (TO)

Foto: André Oliveira / MDS

Em Brasília, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu, nesta terça-feira (10.02), com secretários municipais de Gurupi (TO), para alinhar medidas de fortalecimento da política socioassistencial no território, de aproximadamente 90 mil habitantes.

O grupo destacou o intuito de implementar o Programa Acredita no Primeiro Passo no município, erguer um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tratar do Plano Nacional de Cuidados, da Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS) e de estratégias para fortalecer o trabalho desenvolvido na zona rural de Gurupi.

“Nós temos todo o carinho pelo estado do Tocantins e Gurupi é uma cidade estratégica para essa integração social. Quero parabenizar pelo trabalho que já é desenvolvido, tanto na área da assistência social, da política para as mulheres, integrada com a cidadania, atendendo as pessoas que mais precisam”, declarou Wellington Dias.

O ministro ainda lembrou que o Governo do Brasil tem investido, desde 2023, na retomada do pacto federativo. Ele ressaltou a importância do papel dos municípios na aplicação das políticas públicas na ponta.

“O Brasil quer desenvolvimento econômico integrado com o desenvolvimento social. Nós somos hoje um país que cresce, porque o Governo Federal traça um plano que garante a verba nos municípios. Isso só é possível com a integração entre as esferas”, pontuou Wellington Dias.

“Ficamos muito felizes com a resposta do MDS, com as orientações do ministro e de poder contar com a equipe para a implantação do Acredita e com o apoio para as demais ações”, afirmou a secretária da Mulher e Cidadania de Gurupi (TO), Cristina Donato Leandro. Os secretários municipais de Relações Institucionais, Diego Marinho de Moura, e de assistência social, José Darcy dos Santos, também estiveram na reunião.

Pelo MDS, além do ministro Wellington Dias, participaram da audiência o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton; a diretora do Departamento de Políticas de Cuidados da Primeira Infância e Pessoa Idosa, Maria Carolina Pereira Alves; e o diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Elias de Sousa Oliveira.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome