Ponta Porã, Domingo, 28 de maio de 2017
17/05/2017 14h50

Ações contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Ponta Porã

Ponta Porã entra firme no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Divulgação
 
 

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realiza partir desta semana, atividades para lembrar o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta quarta-feira, a Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha, recebeu a equipe do CREAS. Na oportunidade, foi apresentado um teatro de fantoches para as crianças que estudam naquela unidade escolar, onde foram abordados temas como as particularidades do agente agressor sexual contra crianças e adolescentes. No período da tarde, foi realizada uma panfletagem no Residencial Kamel Saad.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira, as atividades fazem parte da Campanha Nacional "Faça Bonito", em menção ao fato que ocorreu em 1973, conhecido como "Caso Araceli", em Vitória (ES). Na ocasião, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A partir desta data, teve início a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, lembrado em 18 de maio.

Vera Lucia de Oliveira, destacou a importância de ações como as que estão tendo início nesta semana em Ponta Porã. "Cada vez que se fala em enfrentamento, nós salvamos muitas crianças e adolescentes. Essa forma divertida de falar as crianças sobre os cuidados que elas precisam ter com os agressores e também relatar todas as formas de abuso, tem resultados importantes. Esse método de orientação, muitas vezes nos permite identificar os agentes agressores. E toda vez que houver uma agressão, é importante denunciar. Os culpados precisam ser denunciados e serem punidos. Por isso é muito importante que a criança esteja ciente do que é abuso", declarou a secretária.

Nesta quinta-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, as equipes da secretaria de Assistência Social e do CREAS estarão realizando panfletagens de 9 às 11 horas da manhã. Na região central da cidade, no semáforo em frente aos Correios e em frente ao Parque dos Ervais.

Envie seu Comentário