21.7 C
Ponta Porã
quinta-feira, 23 de maio, 2024
InícioEloir VieiraOs judeus não cristãos serão salvos?

Os judeus não cristãos serão salvos?

E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades” (Rm 11.26).  

Jesus veio primeiramente para a nação de Israel, povo de Deus, filhos da promessa. Apesar da maioria deles terem rejeitado o Filho de Deus (Jo 1.11) Deus não os abandonou! Saulo era judeu, israelita; vivia sob as ordenanças da lei de Moisés, assim como todos os judeus descendentes de Abraão, Isaque e Jacó (Israel). Após sua conversão, o agora Paulo de Tarso, explicou que Deus não rejeitou os israelitas: Digo, pois: porventura, rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum! Porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim” (Rm 11.1).

Nem todos os israelitas rejeitaram Jesus. Os eleitos creram por revelação divina; e foram eles que iniciaram a igreja do Senhor. A igreja primitiva foi composta de israelitas; os apóstolos eram judeus. Entretanto, a maioria dos judeus rejeitou Jesus; por isso, Deus lhes endureceu o coração: “Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje” (Rm 11.7,8).

A queda dos israelitas não causou sua perdição; aconteceu para que os demais povos não judeus pudessem ser salvos; e provocassem ciúmes aos judeus: “Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!” (Rm 11.11,12).

Os judeus que tropeçaram e caíram por rejeitar Jesus, ao crerem serão novamente enxertados:E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!” ((Rm 11.23,24).

Hoje, Deus está tratando com os gentios até que se complete o tempo deles. Assim que o evangelho for pregado em todo o mundo, e o tempo dos gentios se completar, o Senhor voltará a tratar com os judeus, os israelitas: “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado” (Rm 11.25).

Os judeus que não creram em Jesus, vivem ainda sob as ordenanças da lei de Moisés, esperando o Messias! Porém, Deus encerrou a todos, judeus e gentios numa só desobediência, para usar de misericórdia com todos e salvar a todos! No momento oportuno, os israelitas vão crer e serão salvos: “Porque assim como vós também, antigamente, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia pela desobediência deles, assim também estes, agora, foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.30-32). Portanto, todos os judeus, serão salvos.

Por: Eloir Vieira