Ponta Porã, Terça-feira, 23 de janeiro de 2018
17/09/2017 10h50

Confira entrevista com o Presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto

Evento da aprosoja acontece em Ponta Porã, na Fazenda Jotabasso, na segunda-feira, dia 18, a partir das 07h

Por: Dora Nunes
 
 

O presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto concedeu entrevista ao jornalista Tião Prado (site Pontaporainforma e rádio 91.5 FM Cerro Corá) onde falou sobre a safra afirmando que tiveram dificuldades na relação custo, preço do produto, a questão de rentabilidade foi um pouco mais ajustada, mas que foi uma safra positiva onde foi colhido mais de 17 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul.

Bortolotto informou que no evento da aprosoja que acontecerá em Ponta Porã, na Fazenda Jotabasso, na segunda-feira, dia 18, a partir das 07h, todos os números relacionados a expectativas de área, produção, produtividade serão apresentados para essa nova safra, ressaltando que a expectativa do produtor é de uma boa safra, com a contribuição do clima e existe a espera da chuva para dar início ao plantio, lembrando que o clima é fator primordial para a agricultura.

O vazio, legalmente terminou dia 15 de setembro, dessa feita, a partir do sábado, dia 16, foi aberta a janela para plantio de soja no estado de MS, porem Christiano Bortolotto ressaltou que pode existir um atraso a espera da chuva para dar inicio de forma mais expressiva ao plantio.

Das dificuldades enfrentadas pelo produtor, Bortolotto lembra que o produtor absorveu um alto custo de produção para plantio da safra de produção e ao longo da colheita da soja até o momento atual, o preço reduziu de forma expressiva e isso baixa a rentabilidade do produtor, amenizada pela alta produção.

Confira a programação do evento da Aprosoja em Ponta Porã:

Programação

7h – Credenciamento e café da manhã

8h – Palestra "Construção do perfil de solo para altos rendimentos em soja e milho", com Júlio Franchini

9h – Palestra "Ferrugem-asiática da soja, como enfrentar essa doença", com Cláudia Godoy

10h – Palestra "Previsão climática como gestão de riscos agrícolas", com Ricardo Reis

11h – Palestra "Perspectivas para a Safra 2017/2018", com Christiano Bortolotto

11h30 – Abertura do plantio

12h30 – Almoço

Sobre a Aprosoja/MS

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja, milho e outros grãos. Sua missão é viabilizar a sustentabilidade dos produtores do Estado, atendendo as demandas do mercado globalizado, oferecendo serviços de informação, qualificação, apoio e representação política da classe. A Aprosoja/MS faz parte do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), assim como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Funar (Fundação Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicatos Rurais. Com sede situada em Campo Grande, mantém canal de comunicação aberto com os produtores de todo o Estado.

Envie seu Comentário