Ponta Porã, Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
07/12/2017 07h

Ponta Porã: Mutirão de iluminação pública já passou em 90% dos bairros

A eficiência energética é uma necessidade cada vez maior e ficou ainda mais evidente com a crise energética que já viveu o País.

Divulgação (TP)
 
 
Iluminação pública foi revitalizada em Sanga Puitã Iluminação pública foi revitalizada em Sanga Puitã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Obras e InfraEstrutura, está realizando serviço de recuperação das luminárias públicas em todas as regiões da cidade. No distrito de Sanga Puitã, a iluminação pública foi 100% recuperada, com troca de lâmpadas queimadas e instalação de pontos onde não havia luminária, melhorando inclusive a segurança pública aos moradores.

O prefeito Hélio Peluffo solicitou um amplo levantamento de toda a iluminação pública no município. Foram constatadas mais de 12 mil postes com lâmpadas. Posteriormente, a equipe responsável pelo serviço foi a campo efetuar a melhoria do sistema, trocando e substituindo lâmpadas, instalando onde não havia iluminação. Hélio lembrou que a eficiência no serviço foi fruto de um trabalho minucioso de levantamento da situação encontrada no início do mandato.

LEVANTAMENTO -

Os gastos excessivos com energia elétrica nos prédios públicos de Ponta Porã sempre foi uma preocupação na administração do prefeito Hélio Peluffo Filho. A meta é diminuir o consumo de forma racional, além de reduzir financeiramente os gastos da administração municipal e tal situação representa um grande desafio para qualquer gestor.

A eficiência energética é uma necessidade cada vez maior e ficou ainda mais evidente com a crise energética que já viveu o País. Além de reduzir os custos financeiros, a busca é pela eficiência no consumo da energia nos prédios públicos do município. E para isso, a Prefeitura de Ponta Porã contratou a Consultora Conseng Engenharia, que vai realizar uma verdadeira varredura nos sistemas de energia dos prédios e da iluminação pública no município.

 
Eficiência do sistema é revitalizada em todos os bairros
Eficiência do sistema é revitalizada em todos os bairros

Na situação atual, não existe mais espaço para o desperdício de energia e a otimização energética deve ser uma busca constante no país e em Ponta Porã não pode ser diferente. É preciso reduzir os gastos e o consumo e buscando mecanismos para isso.

Todos os modelos de postes de iluminação, lâmpadas, luminárias, semáforos, tipo de rede, potência das lâmpadas e relês queimados que necessitam de manutenção e limpeza, bem como os pontos com medição direta e medição estimada de energia terão um levantamento técnico preciso.

Nos prédios públicos, foram realizados os estudos das características técnicas do sistema existentes em cada prédio pertencente ao patrimônio próprio ou locado, quadro de distribuição, sistema de iluminação, sistema de refrigeração, sistema de segurança, entre outros aspectos, tipo de rede, potência das lâmpadas e relês queimados que necessitam de manutenção e limpeza. O sistema de semáforos também passará pelos mesmos criteriosos estudos.

Ao final dos levantamentos, a empresa realizará a apresentação de um projeto de eficiência energética, visando a redução do consumo de energia no sistema de iluminação pública das vias, prédios públicos ou locados e do sistema de semáforos existentes, através da substituição dos equipamentos atuais por equipamentos mais eficientes a serem instalados, tantos nas vias públicas como nos prédios e semáforos.

Os bairros que já receberam o mutirão: Jardim Ibirapuera, Carandá I, Carandá II, Parque dos Ipês, Parque dos Ipês II, Jardim das Palmeiras, Jardim Planalto, Jardim Botânica I, Jardim Botânica II, Vila Alegrete, Vila Boa Vista, Jardim Primor, Vila Aurea, Vila Brandão, Condomínio Reno, CoophaFronteira, Vila Militar, Vila Resende, Vila Vitoria, Vila Luiz Curvo, Vila Laciria, Vila Nossa Senhora do Amparo, Bairro Santa Isabel, Jardim Monte Líbano, Jardim Manvailer, Jardim Esperança, Jardim São João, Jardim Estoril, Residencial Portinari, Jardim Primavera, Jardim Alto da Gloria, Jardim dos Estados, Jardim Vitória, Marambaia, Jardim Universitário, Residencial Emilio Dias Brandão, São Rafael, Julia Cardinal, Ministro Salgado Filho, Jardim das Rosas I e II, Mooca, Santa Izabel, Aeroporto, São João, Jardim do Estoril, Vila Reno, Vila Aurea, Jardim Ipanema, Vila Brandão e Residencial Ponta Porã II.

Envie seu Comentário