Ponta Porã, Domingo, 22 de outubro de 2017
10/10/2017 07h

Ponta Porã: Projeto Educacional trará Príncipe Dom João ao município

A visita do Príncipe foi possível graças a elaboração do projeto "Brasil Monárquico " desenvolvido por alunos da Escola Estadual Mendes Gonçalves.

O Progresso
 
 
Escola Mendes Gonçalves uma das mais tradicionais prepara grandioso evento cultural Escola Mendes Gonçalves uma das mais tradicionais prepara grandioso evento cultural

Ponta Porã fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai estará recebendo a visita do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Imperial do Brasil, durante a exposição "Destino Interrompido: A Monarquia no Brasil" (1808-1889), que acontece ás 19h30 no Centro de Convenções Internacional, no dia 19 de outubro de 2017.

A ilustre visita do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, foi possível graças a elaboração do projeto educacional "Brasil Monárquico - de 1808 a 1889" desenvolvido por alunos da Escola Estadual Mendes Gonçalves, seguindo a proposta da Secretaria de Estado de Educação, de formar alunos pesquisadores, com intuito de iniciar as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil e comemorar os 90 anos da visita do príncipe Dom Pedro de Alcântra de Orleans e Bragança à cidade de Ponta Porã.

Segundo informou a coordenação do evento cultural, um dos principais objetivos do projeto é o estudo das ações políticas e sociais de Dom Pedro I, Dom Pedro II e das regências da Princesa Isabel.Outro fator importante que foi abordado no projeto é o estudo sobre as formas de governo (Monarquia e República) e sobre sistemas de governo (Presidencialismo e parlamentarismo), com intuito de conscientizar politicamente os estudo e consequentemente, toda comunida escolar.

O professor e historiador, Sacha Cardona que colaborou de forma significativa para consolidação do projeto educacional, juntamente com a direção, estará realizando a montagem da exposição "Coleção: Cardona – Brasil Imperial.

Sacha Cardona foi adquirindo, ao longo dos anos em antiquários e leilões especializados, objetos, documentos, fotografias, pinturas, gravuras, litografias, revistas, livros e recordações da família imperial brasileira. "O conjunto destas peças formam um interessantíssimo quadro ilustrativo de uma relevante etapa da história brasileira e, nos permite conhecer aspectos da vida da dinastia fundadora do país" explicou Sacha Cardona.

A Escola Estadual Mendes Gonçalves realizou uma programação com atividades que marcarão o encerramento do Projeto l "Brasil Monárquico - de 1808 a 1889".

Quinta-feira (19)

Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã19h30. Palestra: "A Crise Política – Sistemas de Governo – A Família Imperial Brasileira, Uma história de serviço e amor ao Brasil" ministrada pelo Príncipe Dom João de Orleans e Bragança. Exposição "Destino Interrompido – A Monarquia no Brasil 1808-1889".

Sexta-feira (20)

Escola Estadual Mendes Gonçalves, 19h30.Descerramento da Placa Alusiva á visita do Príncipe Dom Pedro de Alcântara (1875-1940) á região de fronteira e da visita de seu neto, o Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, nas celebrações dos 90 anos desse acontecimento. Noite Cultural: "Brasil Monárquico" Dramatização de 1808-1927.

Jantar de Encerramento das atividades, 21 horas.Maiores informações na direção da Escola Mendes Gonçalves (67) 3431-1275.

Envie seu Comentário