23.9 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioPolíticaAmambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

Aposta é de que somente dois ou três serão os candidatos

Depois que o furacão chamado GAECO (Grupo de Atuação Especial De Repressão ao Crime Organizado) passou pela cidade de Amambai, onde cumpriu 6 mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão durante a operação “Laços Ocultos”, deflagrada na manhã de quinta-feira (16/11/2023) em cidades de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, onde os alvos foram vereadores,  secretários municipais, servidores públicos e empresários, a política na cidade mudou de rumo em uma volta de 360 graus, pois quem era, deixou de ser, quem queria deixou de querer e até quem não queria ficou sem querer mesmo.

Com relação a população de Amambai, o último senso do IBGE apontou 39.325 moradores, sendo que 7.225 pessoas vivem em aldeias no município. Elas representavam 20,8% do total de moradores da cidade, destes 26.946 são eleitores aptos a votar no dia 5 de outubro.

Já falando de política, a redação do site Pontaporainforma, via telefone, procurou alguns amigos e pessoas que se dizem entendidas na política em Amambai para saber como está sendo conduzido o processo eleitoral na cidade, pois antes da visita do Gaeco, a disputa nas pré-candidaturas estavam polarizadas entre o  vereador afastado Valter Brito (PSDB) e a vereadora “cor de rosa” Janete Córdoba (PSDB). Outros políticos faziam cena para arrumar uma vaga de vice em uma das chapas e a corrida eleitoral estava prometendo um grande embate.

Com as mudanças, surgiram vários pré-candidatos, como Cida Farias (PSDB), Janete Córdoba ( PSDB ), José Bambil (PL), Luciney Bampi (PT), Renato Habitzreute ( Novo ), Simone Marsaro (PP) e  Sergio Barbosa (MDB).

Estes são os sete nomes que estão no tabuleiro político da cidade. Para os munícipes, alguns podem aparecer lá na frente compondo chapa na condição de vice, já outros vão mesmo para a arquibancada assistir o bonde passar e tem até os que podem tentar uma cadeira no legislativo, mas nesta disputa a briga é grande e tem que gastar a sola do sapato, muita conversa e muito tereré gelado.

Também por telefone, a redação do Pontaporainforma procurou saber destes pré-candidatos e pré-candidatas como estão se preparando para enfrentar, primeiro a pré-campanha e depois a campanha eleitoral, os quais se manifestaram da seguinte forma (em ordem alfabética).

A vereadora Cida Farias (PSDB), disse: “Como pré-candidata a prefeita de Amambai, estou comprometida em trazer uma nova visão para nossa cidade, uma visão de progresso e inovação. Nasci e cresci aqui e quero ver Amambai prosperar ainda mais. Entendo que o futuro de nossa cidade está nas mãos de sua população e estou pronta para ouvir e representar cada voz. Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos os que vivem e escolhem Amambai como seu lar”.

Cida Farias é funcionária concursada da prefeitura de Amambai, esteve ao lado do ex-prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini (in memorian) por muito tempo e quando se lançou candidata a vereadora trouxe consigo um pouco do espólio político de Lanzarini sendo eleita com 682 votos.

Hoje está no  PSDB, partido do prefeito Ednaldo Banderia, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja, é o partido que tem mais pré-candidatos nesta disputa.

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

A vereadora Janete Córdoba  foi eleita vereadora com 1.035 votos pelo PSDB, adotou em sua vida política a cor rosa e onde chega todos já sabem que a Janete está chegando.

De acordo com as pesquisas do ano passado (2023), Janete sempre apareceu com boa aceitação e se tornou nome forte no processo eleitoral, rivalizando politicamente com o também vereador Valter Brito na indicação como pré-candidata a prefeitura, mas devido aos últimos acontecimentos, agora sua principal rival é a também vereadora Cida Farias.

A vereadora se manifestou enviando o seguinte texto:

” Sou Amambaiense estou Vereadora no meu segundo mandato pelo PSDB
Em 2016 fui eleita a vereadora mais votada com 941 votos, em 2019 ocupei o cargo de presidente da Câmara Municipal.

No ano de 2020 fui reeleita para o meu segundo mandato novamente como a vereadora mais votada com 1035 votos.

Atualmente estou exercendo o segundo mandato legislativo, onde me dedica incansavelmente a comunidade Amambaiense, sendo assim coloquei meu nome á Pré-canditada a Prefeita do município pelo PSDB nas eleições de 2024 com objetivo de buscar inovação, mais progresso e desenvolvimento para o município e trabalhar cada vez mais em prol da qualidade de vida e geração de emprego e renda para população.

Hoje conto com o apoio do Governo do estado e lideranças do PSDB regional que tem no comando o ex-governador Reinaldo Azambuja e Presidente Estadual do PSDB.
Tenho atuado para firmar alianças políticas para garantir não só uma campanha mas, principalmente condições para administrar o Município e obter recursos em nível Estadual e Federal para obras e projetos.

Hoje conto com o apoio de 9 Deputados Estaduais, 2 Deputados Federal e 1 Senador da República. Estou conversando com todos, aberta ao diálogo pensando sempre no coletivo para que Amambai seja um município de oportunidades para todos.

Me sinto preparada para me tornar a primeira Mulher prefeita no Município de Amambai.

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

José Bambil ou Zé Bambil (PL), era funcionário concursado da Câmara de Vereadores de Amambai. Ativista de direita foi lançado candidato a prefeito nas eleições de 2020 pelo antigo PSL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e fez 7.038 votos ou seja, 38,68% dos votos válidos.

Com a migração do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Partido Liberal (PL), Zé também foi junto com toda a sua turma e muitos ainda acreditam que ele é nome forte para as próximas eleições. Se não for pré-candidato a prefeito,  de acordo com as informaçoes recebidas, poderá ser um pré-candidato a vice.

Zé Bambil informou que hoje é presidente da diretoria do PL Amambai, é casado com Simone Batista Bambil com quem tem duas filhas.

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

O empresário Luciney Bampi (PT), já foi vereador e ocupou o cargo de secretário na administração do prefeito Bandeira, tendo nos últimos meses se afastando da administração.

Respondendo aos questionamento feitos pela redação do Pontaporainforma, Luciney afirmou que é pré candidato a prefeito pelo PT. “Conto com o apoio do presidente Lula, dos deputados federais Vander Loubet e Camila Jara, dos deputados estaduais Pedro Kemp, Zeca do PT e Gleice Jane, assim como dos vereadores de Amambai Tato e Joanir e do diretório municipal do PT de Amambai. Juntos, estamos trabalhando para construir um futuro melhor para nossa cidade”, disse Bampi.

“Além do apoio que tenho recebido, estou dedicando meu tempo para ouvir a população, realizando visitas e articulações junto aos nossos deputados federais e estaduais. Estamos andando nas ruas, elaborando nosso plano de governo para atender as necessidades do município de Amambai. Nosso intuito como pré-candidato é construir uma campanha que reflita as reais necessidades da nossa cidade”, completou Luciney Bampi.

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

Renato Habitzreuter ( Novo ), respondendo o questionamento, disse que é pré-candidato a prefeito de Amambai, fato que aconteceu depois da desistência do médico veterinário Cleir Vieira Júnior , sendo que seu nome foi colocado a disposição dos membros do partido.

“Sou de direita, defendo um estado mínimo, a prioridade nossa é  a saúde, assistência social, educação e assim vai indo escadinha, estamos em ‘estande bay’ na campanha, pois eu estou em colheita e essa foi uma decisão de última hora. Estamos fazendo cursos, estamos sendo preparados pelo Novo para ver se o Novo aprova , porque é um partido diferenciado. Já estou entrando na quarta fase e daí passando essa fase eu vou para a quinta para oficilizar definitivamente se sou ou não pré-candidato a prefeito de Amambai”, enfatizou Renato.

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

Simone Marsaro (PP) , atendeu o chamado da redação do Pontaporainforma e respondeu com o seguinte texto:  “É com grande entusiasmo que assumi a pré-candidatura a prefeita da minha querida cidade de Amambai pelo Partido Progressistas. Minha decisão é fruto de um compromisso coletivo, com o apoio da minha família e da comunidade que valorizo profundamente.

Com a minha experiência em gestão que adquiri com a Coopersa, lidero uma equipe comprometida com o progresso e bem-estar da nossa cidade. Minha trajetória profissional e pessoal reflete meu compromisso com o desenvolvimento, e pretendo aplicar essa experiência na administração pública para uma Amambai mais forte e justa. Sou mãe de duas meninas e entendo da necessidade de cuidar de cada área com zelo, amor e comprometimento.

Acredito também em uma política unificadora, não baseada em divisões, e busco construir um futuro melhor para todos. Valorizar a família e a liberdade é fundamental, e pretendo colocar Amambai no mapa como um exemplo de inovação, desenvolvimento e oportunidades.

Conto com o apoio de todos nessa jornada. Juntos, faremos história e construiremos uma Amambai transparente, segura e próspera para todos os cidadãos.”

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

O ex-prefeito Sergio Barbosa (MDB), já há algum tempo vem demonstrando o interesse a voltar a ocupar a sede do pode administrativo de Amambai. Sérgio ocupou o cargo de prefeito algumas vezes e sempre foi muito bem avaliado pelos eleitores, pois pautava em em fazer uma administração diferente dos outros prefeitos. No seu último mandato tinha o atual prefeito Ednaldo Bandeira como vice-prefeito e em seguida apoiou a eleição do Bandeira ao cargo de prefeito, sendo que nas últimas eleçoes foi reeleito para mais um mandato.

Falando ao Pontaporainforma, Sérgio Barbosa disse:  “Estava em Aral Moreira trabalhando, por enquanto estamos nos organizando em um grupo  MDB e PP, sendo que as pré-candidaturas serão definidas mais para frente, existem muitas conversas, porém nada decidido, pois estou no projeto grupo MDB e PP,  mas não está definido ainda e neste grupo  existe também a Simone Marssaro como pré candidata a prefeita.

Amambai: Saiba quais os nomes dos pré-candidatos a prefeito

A redaçao entrou em contato com o prefeito Dr. Edinaldo Bandeira para saber qual o caminho vai ser seguir nas próximas eleições  em outubro de 2024, mas ele não retornou os contatos.

Todas as pesquisas de opinião pública acessadas no ano passado apontava que como esta fazendo uma ótima administração, Bandeira será um forte cabo eleitoral e agrega um grande número de votos.

Muitos falam que votos não se transfere, mas as pesquisas feitas mostram ao contrário e resta saber se essa situação será cumprida nas urnas.

Em recente conversa com o Secretário de Estado, Hélio Peluffo Filho, ele informou que o PSDB que tem a frente o ex-governador Reinaldo Azambuja que hoje é o presidente do partido e Eduardo Riedel, governador, que o PSDB terá candidato ou candidata do partido em Amambai e quem será, somente as pesquisas vão mostrar.

Matéria editada às 7h54min para acréscimo de informações