14 C
Ponta Porã
sábado, 18 de maio, 2024
InícioPolíticaVereador Edevaldo Mattoso Barbosa propõe distribuição de repelente nas unidades de saúde

Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa propõe distribuição de repelente nas unidades de saúde

O Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa quer que uma parcela significativa da população, formada por gestantes, pessoas cadastradas no Bolsa Família e pessoas em situação de vulnerabilidade, definidas pela Secretária de Saúde, passem a receber repelentes nas unidades de saúde.

Segundo ele, “a distribuição de repelentes tem como objetivo proteger as gestantes, idosos, crianças e pessoas em geral do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Os insetos transmitem doença com sua picada, muitas vezes, levando até a morte e causando microcefalia às mulheres gravidas. Esta situação tem sido muito preocupante, pois o número de casos nos hospitais de Ponta Porã aumenta a cada dia. As equipes da saúde têm trabalhado muito, passando orientações à população, tentando diminuir os casos desta doença”.

O parlamentar acredita que “desta forma, entregando os repelentes nas unidades do SUS, teríamos uma prevenção a essas doenças transmitidas pelo mosquito, mas ressaltando que a melhor forma de combater é cuidando do quintal de casa e eliminando possíveis criadouros”.

O pedido foi encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos e à Secretária Municipal de Saúde, Marcela Peluffo.

CURSO PARA GUARDAS E AGENTES

O Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa também apresentou indicação solicitando curso de primeiros socorros para os agentes da Guarda Municipal e Agentes de Fiscalização de Trânsito.

De acordo com o parlamentar, “os primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente e com conhecimento. Nossos servidores públicos da área da segurança pública estão em constante contato com a população, presenciam inúmeras situações e o curso de primeiros socorros servirá para preparar todo o efetivo diante de um acidente, mal súbito, entre outros, com a finalidade de evitar o agravamento. Sugiro que o curso seja feito pelo 4º Grupamento de Bombeiros”, acrescentou.