Neste sábado (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizaram uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da República Socialista do Vietnã, Phạm Minh Chính, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Encontro ocorre às vésperas da cúpula dos chefes de Estado do BRICS.
Na ocasião, o presidente Lula assinou uma caixa simbólica, representando o primeiro lote de carne bovina brasileira exportada para o Vietnã. O mercado foi aberto em março, durante a missão oficial ao país asiático, resultado de reuniões com as principais lideranças políticas vietnamitas.
A caixa também foi assinada pelo primeiro ministro do Vietnã e pelo ministro Fávaro.
“Essa é uma conquista concreta, resultado direto dos encontros anteriores e do fortalecimento da relação entre Brasil e Vietnã. A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, somada ao intercâmbio com pescados e arroz vietnamitas, mostra que, quando há compromisso entre os países, os resultados acontecem. Seguiremos trabalhando para ampliar essa parceria estratégica e gerar mais oportunidades para os nossos produtores”, ressaltou Fávaro.
Já o primeiro-ministro do Vietnã destacou o avanço na parceria: “Essa é uma conquista muito significativa, resultado direto dos encontros anteriores entre nossos países. Agradeço ao ministro e à sua equipe por se dedicarem intensamente à promoção da cooperação agrícola entre Vietnã e Brasil. Fico feliz em ver que, a cada nova reunião, conseguimos avançar com mais produtos e resultados concretos”.
O ministro Fávaro também parabenizou o Vietnã por sua recente adesão ao BRICS como país parceiro e destacou as novas oportunidades comerciais entre as nações.
Este primeiro lote de carne bovina brasileira destinado ao Vietnã é composto por 27 toneladas do corte patinho. A carga seguirá para o país asiático a partir do Porto de Santos, em São Paulo.
Informações à imprensa