A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, cumpre agenda oficial no estado de Sergipe nesta segunda-feira (7). Pela manhã, ela participa da abertura da etapa regional Nordeste do 25° Encontro Nacional do CONGEMAS, ao lado do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Com o tema “Consolidando o SUAS pelo Brasil: Panoramas Regionais, Novos Rumos e Desafios Decenais”, o evento se propõe como um espaço de escuta qualificada, formulação de diretrizes e pactuação de ações que visam o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
No período da tarde, a ministra realiza visita técnica às obras da Casa da Mulher Brasileira de Aracaju, acompanhada da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri; da secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Danielle Garcia; e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Edlaine Sena.
Com previsão de inauguração para dezembro deste ano, a unidade recebeu investimento federal de R$ 6,7 milhões, além de contrapartida estadual de R$ 67,8 mil. A obra integra o Programa Mulher Viver sem Violência (Decreto nº. 11.431/2023), que busca ampliar e integrar os serviços públicos de atendimento às mulheres em situação de violência, promovendo a articulação entre as áreas da saúde, justiça, segurança pública e assistência social.
A demanda por esse tipo de atendimento é evidenciada pelos dados do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher: de janeiro a maio de 2025, foram registradas 4.580 ligações oriundas de Sergipe, que resultaram em 455 denúncias encaminhadas aos órgãos competentes.
A passagem por Aracaju também será uma oportunidade para reforçar a mobilização da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, cujas etapas livres, municipais, regionais e estaduais estão em andamento em todo o país. Em Sergipe, a etapa estadual está marcada para o dia 8 de agosto, após a realização de oito conferências regionais.
Sobre a Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira reúne, em um único local, os principais serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. O equipamento evita que as mulheres tenham de percorrer diversos órgãos para garantir seus direitos, assegurando acolhimento humanizado e respostas integradas. Entre os serviços oferecidos estão: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; Delegacia da Mulher; Juizado; Ministério Público; Defensoria Pública; orientação para autonomia econômica; brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. Atualmente, 11 unidades estão em funcionamento no país, e outras 31 encontram-se em fase de implementação. Para garantir a transparência e o acompanhamento das ações, o Ministério das Mulheres disponibiliza o Painel de Monitoramento com informações e dados sobre cada unidade, incluindo valor investido, estágio de execução e previsão para as próximas etapas.
AGENDA DA MINISTRA MÁRCIA LOPES EM ARACAJU (SE) NESTA SEGUNDA-FEIRA (7)
10h – Participação no 25° Encontro Nacional do CONGEMAS – Encontro Regional Nordeste
Tema: Consolidando o SUAS pelo Brasil: Panoramas Regionais, Novos Rumos e Desafios Decenais
Local: Teatro Tobias Barreto – Av. Pres. Tancredo Neves, 2209, Inácio Barbosa.
14h – Visita à obra da Casa da Mulher Brasileira em Aracaju
Local: Seria D, Lote II, bairro Capucho.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Mulheres
E-mail: [email protected] | Tel.: (61) 2027-3676
Fonte: Ministério das Mulheres