PF encerra atividade de segurança privada irregular durante evento no Espírito Santo

Serra/ES. A Polícia Federal deflagrou, na última quinta-feira (3/7), a Operação Segurança em Foco no município da Serra/ES, com o objetivo de fiscalizar e combater empresas clandestinas de segurança privada durante a Feira dos Municípios, evento que celebra a história e tradição dos 78 municípios capixabas.

Durante a ação, policiais federais constataram que uma empresa prestava serviços de segurança privada no pavilhão de Carapina sem autorização da Polícia Federal. Como resultado, foi lavrado auto de encerramento da atividade, devido à presença de 13 vigilantes irregulares atuando no local.

A Polícia Federal tem intensificado o combate às empresas clandestinas no Espírito Santo, tendo encerrado 45 empresas não autorizadas em 2024 e mais 16 somente neste ano. A contratação de serviços clandestinos de segurança privada representa risco à integridade física das pessoas e ao patrimônio dos contratantes, pois esses profissionais não passam pelo controle da Polícia Federal quanto a antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. Além disso, tais empresas não cumprem os requisitos legais mínimos para funcionamento.

No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo

Fonte: Polícia Federal