Marina Silva, Michelle Bachelet e André Corrêa do Lago realizam coletiva sobre Diálogo da América do Sul, Central e Caribe do Balanço Ético Global

Na quinta-feira (21/8), às 19h (horário local), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, realizarão coletiva de imprensa sobre os resultados do Diálogo da América do Sul, Central e Caribe do Balanço Ético Global (BEG). A entrevista ocorrerá no Centro Felicidad Chapinero em Bogotá, na Colômbia. 

Um dos pilares de mobilização da COP30, a iniciativa discute, a partir da ética, as ações que a humanidade ainda precisa implementar para enfrentar a mudança do clima de maneira alinhada à ciência e à meta do Acordo de Paris de conter o aumento da temperatura média do planeta a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais. 

Inspirado no processo do primeiro Balanço Global do tratado internacional, concluído na COP28, o BEG traz a reflexão sobre até onde avançamos, o caminho que ainda precisamos percorrer e as transformações de comportamento e trajetórias coletivas necessárias para que haja o compromisso ético de colocar em prática as soluções técnicas existentes.

O BEG ocorre a partir de Diálogos Regionais a serem realizados até outubro em diferentes continentes – o primeiro, representando a Europa, aconteceu em Londres no mês de junho. Em 21 de agosto, ocorre o segundo, que reunirá em Bogotá lideranças religiosas, políticas e empresariais, artistas, representantes de povos indígenas, comunidades locais e afrodescendentes, jovens, cientistas, formuladores de políticas públicas e ativistas da América do Sul, Central e Caribe.

Em cada região, um colíder ajudará a promover e articular os princípios, objetivos e operacionalização do Balanço Ético Global. Na América do Sul, Central e Caribe, Michelle Bachelet realizará esse papel, que na Europa foi desempenhado pela ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson. Os demais colíderes são Wanjira Mathai (África), Kailash Satyarthi (Ásia), Anote Tong (Oceania) e Karenna Gore (América do Norte).

O processo resultará em seis relatórios regionais e um relatório-síntese, que na Pré-COP, em outubro, será submetido à Presidência da COP30 para consideração na formulação das decisões e envio a chefes de Estado e negociadores climáticos.

Além dos Diálogos Regionais, o BEG tem como base Diálogos Autogestionados, promovidos por organizações da sociedade civil e governos nacionais e subnacionais seguindo a mesma metodologia e princípios do processo central.

A coletiva sobre o Diálogo da América do Sul e Central e Caribe do BEG contará com a presença das seguintes autoridades:

  • Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva;
  • Ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet; 
  • Presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago. 

SERVIÇO:

Marina Silva, Michele Bachelet e André Corrêa do Lago realizam coletiva sobre o Diálogo da América do Sul e Central e Caribe do Balanço Ético Global 

🗓️ Data: 21 de agosto de 2025
Hora: 19h (Horário local – 2h em relação ao Brasil)
📍 Local: Centro Felicidad Chapinero – Bogotá, Colômbia

*Os profissionais de imprensa interessados em participar devem se credenciar no formulário ao lado até 20 de agosto: https://forms.gle/koynxQhZZTey5eJs5 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o
 Flickr do MMA
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima