“Carta de Florianópolis”: Mato Grosso do Sul reforça integração regional no combate ao crime organizado

O fortalecimento da integração entre as forças de segurança pública do Sul e Sudeste do País ganhou novo impulso com a assinatura da Carta de Florianópolis, na quarta-feira (12), durante o 5º Encontro Interestadual do SulMaSSP – grupo que reúne os secretários de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O documento consolida os avanços obtidos ao longo do evento e reafirma o compromisso conjunto de ampliar a cooperação técnica, o compartilhamento de informações e o uso de tecnologia para enfrentar o crime organizado que atua de forma interestadual e transnacional.

Representando Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, assinou o documento e destacou o papel estratégico do Estado na integração regional.

“Para Mato Grosso do Sul, que tem mais de 1,5 mil quilômetros de fronteira, a união de esforços entre os estados é essencial. A troca de informações qualificadas e o uso de tecnologia de ponta são ferramentas que ampliam a eficiência das nossas forças policiais e fortalecem o enfrentamento ao tráfico de drogas e a outros crimes que ultrapassam fronteiras”, afirmou Videira.

Entre as principais deliberações do encontro, está a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública do SulMaSSP, uma plataforma tecnológica inédita no Brasil voltada ao cruzamento de dados de ocorrências, investigações e mandados de prisão. O sistema permitirá uma visão regional e preditiva das ameaças, fortalecendo a inteligência policial e o planejamento estratégico das operações conjuntas.

Outro ponto relevante foi a formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre os cinco estados que viabiliza o compartilhamento seguro de imagens, dados biométricos e registros de passagens veiculares, ampliando a capacidade de investigação e localização de pessoas e veículos de interesse policial.

Durante os dois dias de evento, realizado pela primeira vez em Florianópolis, também foram debatidos temas operacionais e de gestão. As forças de segurança discutiram ações conjuntas voltadas à recuperação de ativos, padronização de procedimentos para o recambiamento interestadual de presos, atuação integrada em desastres naturais e uso compartilhado dos bancos periciais.

“O compartilhamento dos bancos de imagens estaduais nos trará mais eficiência nas investigações de crimes, especialmente a partir de projetos de reconhecimento facial, que terão sua capacidade extremamente ampliada com as informações dos cinco estados. Da mesma forma, o cruzamento de dados de ocorrências, investigações e mandados de prisão em nível regional, com base no SISP catarinense, dará às nossas Polícias condições para agir de forma preditiva, planejada e precisa, elevando o padrão de segurança e tornando as agências do SULMaSSP uma força coesa e altamente responsiva”, considera o secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, anfitrião do evento.

O encontro consolidou a construção de um cinturão de segurança regional, baseado em integração, tecnologia e inteligência, com resultados que beneficiarão milhões de cidadãos dos cinco estados participantes.

Além do secretário Antônio Carlos Videira (MS), assinaram a Carta de Florianópolis os secretários Flávio Graff (SC), Mário Yukio Ikeda (RS), Osvaldo Nico Gonçalves (SP) e o diretor-geral da SESP/PR, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse.

Comunicação Sejusp, com informações da Secom/SC
Foto: Ricardo Trida

Fonte: SEJUSP – MS