Chapada dos Veadeiros recebe oficinas do MMA voltadas à educação ambiental e conservação da biodiversidade

Oficinas terão consultores especializados e cartilhas orientadoras que serão distribuídas em outras regiões do país. - Foto: Divulgação/DEA MMA

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realiza, de 23 a 28 de fevereiro de 2026, oficinas de educomunicação e de planejamento em educação ambiental na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO). A programação inclui uma oficina de produção audiovisual, de 23 a 26, na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, e outra voltada à elaboração do projeto político-pedagógico para espaços educadores, nos dias 27 e 28, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na Vila de São Jorge.

As oficinas vão abordar educação, comunicação e participação social como ferramentas estratégicas para a conservação da biodiversidade em áreas protegidas, em especial, APAs e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens, educadores, gestores públicos, proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e lideranças comunitárias e socioambientais para planejar, comunicar e fortalecer ações de conservação da natureza por meio da educação ambiental.

A ação é promovida pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio) e pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA), ambos do MMA, com recursos do Projeto GEF Áreas Privadas.

As oficinas contarão com o apoio de consultores especializados, responsáveis pela formação dos participantes e pela elaboração de cartilhas orientadoras, que serão posteriormente distribuídas em outras regiões do país.

Entre janeiro e início de fevereiro de 2026, foram realizadas oficinas de educomunicação e de planejamento (PPP) na APA da Bacia do Rio São João, no município de Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro.

“Essa ação continuada contribui para transformar a conservação em prática cotidiana, estimulando decisões conscientes, mobilização social e fortalecimento das iniciativas locais de proteção da biodiversidade”, disse o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA) do MMA, Marcos Sorrentino.

Para a coordenadora de Comunicação do DEA, Larissa Malty, a educomunicação amplia vozes e narrativas locais. Segundo Larissa, durante a oficina de audiovisual, jovens da comunidade vão produzir vídeos sobre seus próprios contextos socioambientais por meio do uso de celulares, explorando roteiro, direção, captação de imagem e som e edição.

Já a analista ambiental Letícia Abadia ressalta que o projeto político-pedagógico fortalece a gestão de espaços educativos em APAs e RPPNs, ao promover o planejamento participativo, o diagnóstico socioambiental do território e a definição de objetivos pedagógicos alinhados às realidades locais e às políticas públicas de educação ambiental.

Ao final das oficinas, os participantes serão convidados a inscrever os seus trabalhos no Projeto Salas Verdes, voltado ao reconhecimento de espaços de educação ambiental em todo o país.

As Salas Verdes são espaços fixos ou itinerantes, vinculados a instituições públicas ou privadas, voltados ao desenvolvimento de ações de formação e cidadania ambiental no âmbito da educação não formal, com alcance local ou regional.

Criado em 2000, o projeto surgiu para atender à demanda de instituições que buscavam no MMA publicações de apoio a iniciativas na área ambiental, tendo como referência inicial o conceito de bibliotecas verdes. Com o tempo, a iniciativa foi ampliada e passou a contribuir para a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), aprovada em 1999, e de outras políticas públicas correlatas, por meio da criação e do fortalecimento de espaços formativos.

Projeto GEF Áreas Privadas

O Projeto GEF Áreas Privadas desenvolve e apoia ações estratégicas voltadas à conservação da biodiversidade em áreas privadas, incluindo a promoção da conectividade da paisagem, o fortalecimento de políticas públicas, bem como a valorização econômica da conservação por meio de instrumentos como o pagamento por serviços ambientais (PAS).

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima