Maceió/AL. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26/5), a Operação Rábula, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Alagoas. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Maceió (AL) e de São Paulo (SP).
A investigação apura a atuação de uma associação criminosa em um esquema voltado à realização fraudulenta de provas do Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mediante o uso de documentos de identificação falsificados.
As apurações tiveram início em outubro de 2025, após a prisão em flagrante de um fraudador na prova prático-profissional (2ª fase) do 44º Exame de Ordem Unificado da OAB, passando-se por um candidato regularmente inscrito.
O aprofundamento da investigação revelou uma possível estrutura de intermediação de interessados na aprovação no Exame da OAB, com ajuste financeiro e com garantia de êxito, bem como a participação de um falsário responsável pela contratação dos documentos de identificação utilizados no esquema.
Há indícios de atuação do grupo também nas provas do 42º e do 43º Exames de Ordem Unificados da OAB. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos smartphones e mídias que serão analisados no curso da investigação.
Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas
E-mail: [email protected] /[email protected]
Instagram: @pfalagoas
Telefones: (82) 9.9327-7671 / (82) 9.9107-2214
(82) 3216-6723 / 6823
Fonte: Polícia Federal

