21 C
Ponta Porã
quinta-feira, 16 de maio, 2024
InícioRegiãoCampo GrandeAdolescentes trocam o carnaval para viver o amor de Cristo em Acampamentos...

Adolescentes trocam o carnaval para viver o amor de Cristo em Acampamentos Católicos

Santuário Nossa Senhora da Abadia reúne centenas de jovens em retiro de quatro dias

Carnaval, festa, folia, liberdade. Pelo menos essa é a ideia disseminada há anos e anos no Brasil e que, inclusive, fez do País, o local internacionalmente conhecido devido ao período de cinco dias de festa. Mas nem todos são favoráveis e em pleno século XXI, a igreja Católica mostra que está cada vez mais viva entre adolescentes e jovens, que preferem trocar a folia por pela palavra de Deus traduzida em oração, louvores e danças, em retiros espirituais voltados à conversão e a uma caminhada viva de alegria sem limites.

Pelo menos é o que pensam os mais de 500 servos e campistas envolvidos no tradicional Acampamento FAC (Formação de Adolescentes Cristãos), que acontece neste período todos os anos pelo Santuário Nossa Senhora da Abadia, em Campo Grande.

Os chamados servos, são as pessoas que já passaram pelo seu momento campista e hoje se unem para “trabalhar” por amor a obra de Deus e em prol da juventude, meninos e meninas de 14 a 17 anos que, por alguma razão especial, decidiram deixar os prazeres mundanos para se dedicar ao amor de Cristo.

“Os jovens buscam respostas para suas incertezas e dificuldades em uma realidade de relações superficiais e pluralidade de caminhos. Os pais ou os próprios jovens buscam e encontram em Deus e na Igreja, princípios e segurança que respondem às interrogações e preenchem o vazio existencial”, é o que explica o pároco do Santuário, padre Paulo Vital.

Segundo ele, essa é uma celebração que se apresenta de modo saudável, a partir da fé, da experiência e vivência comunitária da festa de Carnaval, que nasceu dentro da tradição cristã como festa que antecede a quaresma mas que foi a ao longo do tempo perdendo seu sentido original.

Significado

Carnaval. Do latim, Carnis Levale, afastar-se da carne. O carnaval nasceu no período pré-cristão e foi incorporado ao calendário litúrgico da igreja católica como marco para o início da Quaresma, que são os quarenta dias para a Páscoa.

No entanto, a festa foi tomando outros rumos no Brasil, onde foi introduzida pela cultura portuguesa. As campanhas e os temas carnavalescos sempre remetem a uma folia desregrada com álcool em excesso, drogas e sexo desregrado. Desta forma, a festa foi ganhando outras proporções e moldes.

Pregações

Tendo como base a fé Católica Apostólica Romana, assuntos como a importância da família, da valorização pessoal, a importância de viver em comunidade, de ter a Deus como principal objetivo e de cultivar a fé e os ensinamentos deixados por Cristo, o pregador deste retiro que dura todo o tempo do carnaval, Padre Linniker Matheus, vem apresentando aos campistas um novo modo de enxergar a vida.

Toda essa preparação, entrega e comunhão acontecem no sítio Divina Misericórdia, em Campo Grande, e tem a preparação iniciada pela organização com meses de antecedência. Faça chuva, faça sol, é um grande evento da igreja católica.

De acordo com o padre Linneker Matheus, são quatro dias de um encontro pessoal com Deus em que se pode refletir a vida, as dificuldades de ser adolescente, além das questões familiares e temas importantes como a depressão, a ansiedade, entre outras.

O jovem Vinícius Barboza Coutinho de Alencar, 17 anos, é um dos servos neste acampamento, que segue em sua sétima edição pelo Santuário da Abadia. “Como diz um dos nossos diretores espirituais: o que muito custa, muito vale. Então, trocar o carnaval é um prazer para mim, para retribuir um pouco do amor que Deus dá pra gente. Poder ser canal de graça para todas as pessoas vale muito mais do que passar um carnaval se divertindo”, concluiu.