32 C
Ponta Porã
quarta-feira, 21 de outubro, 2026

Alckmin encontra Motta e pede urgência a votações para apoio a setores após taxação dos EUA

Vice-presidente diz que textos são voltados para ‘preservar emprego e produção de produtos’ afetados por taxa de 50%.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, pediu apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para votação de propostas do Planalto em resposta à taxação dos Estados Unidos ao Brasil.

A lista foi elencada em encontro na Câmara nesta quarta-feira (20), e conta com a medida provisória “Brasil Soberano”, criada para apoio a setores, além de uma relação de propostas ligadas ao comércio exterior. (Veja relação no fim do texto).

“Pedimos urgência aos dois projetos que estabelece um apoio para preservar emprego e preservar a produção dos produtos afetados pela tarifa de 50% dos exportadores brasileiros aos Estados Unidos”, afirmou Alckmin.

O ministro também disse que a intenção do Planalto é conseguir apoio para aprovação das propostas o mais rápido possível, com destaque a necessidade de análise da proposta que suspende tributos de empresas exportadoras, chamado de Reintegra.

“Quanto mais rápido aprovar, melhor. A MP está em vigência, agora o PLP só vai entrar em vigência quando a lei for aprovada, então quanto mais rápido, melhor”, complementou.

Além dos envios do Planalto, o governo aponta 15 iniciativas que estão no Congresso, com destaque para acordos internacionais. Veja a lista completa:

Congresso Nacional

  • MPV 1309/2025 – Plano Brasil Soberano

Câmara dos Deputados

  • PLP 463/2017 – Isenção de ISS para exportação de serviços
  • PL 6139/2023 – Sistema Brasileiro de Crédito Oficial à Exportação
  • PL 5719/2023 – BNDES Exim
  • PL 5128/2023 – Desburocratização da defesa comercial

Acordos Internacionais – na Câmara

  • MSC 1253/2024 – Acordo sobre o Comércio de Aeronaves Civis (OMC)
  • MSC 801/2024 – Convenção Aduaneira TIR (1975)
  • PDL 395/2024 – Acordo sobre Comércio Eletrônico do MERCOSUL
  • PDL 394/2024 – Acordo Marco do MERCOSUL (profissões técnicas)
  • PDL 723/2024 – ACFI Brasil–São Tomé e Príncipe

Senado Federal

  • PLP 168/2025 – Medidas para mitigar impactos de tarifas adicionais
  • PL 4423/2024 – Normas gerais sobre comércio exterior de mercadorias

Acordos Internacionais – no Senado

  • PDL 159/2022 – Eliminação de cobrança de roaming no MERCOSUL
  • PDL 609/2021 – ACFI Brasil–Índia
  • PDL 391/2024 – Protocolo sobre dupla tributação Brasil–Índia
  • PDL 610/2021 – ACFI Brasil–Guiana
  • PDL 170/2022 – Acordo do MERCOSUL sobre contratos internacionais de consumo
  • PDL 171/2022 – Emenda ao Protocolo de Montevidéu (comércio de serviços).

Fonte: R7