28 C
Ponta Porã
quarta-feira, 24 de abril, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: Arrepender-se e crer no evangelho

Artigo: Arrepender-se e crer no evangelho

Por: Eloir Vieira

E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15).

O Senhor Jesus, mandou se arrepender e crer no evangelho! Arrepender-se, significa reconhecer sua condição de pecador, se lamentar profundamente pelas atitudes injustas e ilícitas praticadas, e parar com tais ações, mudando seu estilo de vida, passando a viver uma vida transformada, sendo uma nova criatura: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (MT 4.17).

Crer no evangelho, consiste em obedecer ao que está escrito nos evangelhos, aplicando as doutrinas de Cristo na sua vida pessoal. Viver o evangelho, é fundamental para a nossa salvação, porque o evangelho é o poder de Deus para a nossa vida eterna: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).

Sabemos que Deus perdoou os nossos pecados por meio do sangue de Jesus; e que não é o batismo nem a igreja que nos salva, porém, esses dois quesitos são mandamentos do Senhor, entre tantos outros. Por isso, quem crê, obedece! Um dos mandamentos do Senhor é o amor ao próximo: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (Jo 13.34).

Quem tem fé, tem obras: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de alimento cotidiano, e alguém de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.14-17).

O evangelho de Cristo ensina o cristão, repartir o que muito tem, com quem tem pouco ou nada. Jesus mandou ajudar os pobres: “E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me” (Lc 18.22). A salvação está em crer; crer é obedecer!

Os primeiros cristãos obedeciam aos mandamentos de Cristo: “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (At 2.44,45). “E era um coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns” (At 4.32).

O evangelho condena a avareza, que é idolatria, pois idolatria é pecado (Ef 5.5; Cl 3.5); logo, se temos condições, temos a obrigação de ajudar o necessitado, com os nossos bens. Isso é crer no evangelho de Cristo. Que o Senhor te abençoe e te guarde do mal!