20.7 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioEloir VieiraArtigo: Todo pecado é perdoado?

Artigo: Todo pecado é perdoado?

Por: Eloir Vieira

“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens” (Mt 12.31).

Deus, perdoa todo pecado e blasfêmia que as pessoas cometem, exceto blasfêmia contra o Espírito Santo! Blasfemar, significa insultar, ofender a santidade de Deus; nesta passagem bíblica, os fariseus, atribuíam á Satanás, o poder pelo qual o Senhor Jesus expulsava demônios; quando na verdade, o poder vinha do Espírito Santo: “Mas os fariseus, ouvindo isso, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios” (Mt 12.24).

A blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão: “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo” (Mc 3.28,29). Os fariseus, blasfemavam, dizendo que Jesus tinha espírito maligno: “(Porque diziam: Tem espírito imundo” (Mc 3.30).

Com exceção da blasfêmia contra o Espírito Santo, todo pecado é perdoado! O homem não é salvo por não pecar, mas pela fé em Jesus Cristo, que derramou seu sangue para o perdão dos pecados de todo o que crê! Entretanto, quem tem o Espírito Santo, deve zelar pela santidade e não pecar: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30). Redenção: Resgate do gênero humano por Jesus Cristo; auxílio, proteção que livra de situação difícil; salvação. A prática de pecados, afasta o Espírito Santo da pessoa: “Não extingais o Espírito” (1ªTs 5.19).

Há pecado que não é para morte; e há pecado que é para morte (1ªJo 5.16). Jesus disse que só em desejar uma mulher que não seja a sua esposa, já cometeu adultério com ela (Mt 5.28). Entretanto, cremos que esse pecado não é para morte, porque o desejo não foi consumado. Já o irmão do Senhor Jesus, Tiago, esclareceu um pecado para morte: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tg 1.14,15).

O pecado traz a morte espiritual como resultado, mas, se houver arrependimento, o sangue de Jesus Cristo é suficiente para perdoar todo pecado: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ªJo 1.9). “Por isso, vos digo que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados” (Jo 8.24). Todo pecado é perdoado. Havendo arrependimento, Deus perdoa!