28 C
Ponta Porã
quarta-feira, 28 de fevereiro, 2024
InícioEloir VieiraAs igrejas dos Cristãos, por Eloir Vieira

As igrejas dos Cristãos, por Eloir Vieira

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At 11.26).

A Igreja Espiritual é a união de pessoas crentes, lavadas do pecado, santificadas e justificadas pelo Santo Espírito de Deus em nome do Senhor Jesus: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11).

Cada cristão é um membro do corpo, e Cristo, a cabeça da igreja: “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (1ª Co 11.3).

A Igreja Natural é o lugar onde as comunidades cristãs se reunem para aprender e ensinar as doutrinas de Cristo, obedecendo a ordem do Senhor: “Portanto,ide,ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.19,20).

O papel da igreja é pregar o arrependimento e batizar: “Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados. E toda a província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados” (Mc 1.4,5).

Quem crê deve preparar o coração para receber Jesus: “E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” Mt 3.1-3).

A igreja deu sequência ao trabalho de João Batista e de Jesus: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados, segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda carne verá a salvação de Deus” (Lc 3.3-6).

Em Jerusalém, foi estabelecida a primeira comunidade cristã pelos apóstolos do Senhor. Em seguida, em Antioquia, os apóstolos estabeleceram mais uma igreja formada pela comunidade cristã do local: “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At 11.26; At 13.1).

Os apóstolos iam estabelecendo novas igrejas nas comunidades de cada lugar para ensinar as doutrinas do Evangelho: A Igreja de Deus em Corinto (1ª e 2ªCo 1.1). Igrejas da Galácia; Filipos; Colossos, e a dos Tessalonicenses. Na Ásia: A Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia (Ap 1.11). Deus abençoe.

Eloir Vieira